Resumo |
Este trabalho tem por objetivo apresentar experiências vivenciadas no planejamento, desenvolvimento e aplicação de um software educacional interativo para o ensino de conteúdos de estatística, buscando-se propor uma contribuição no processo ensino-aprendizagem, ao incorporar na prática docente as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Esta atividade foi realizada pelos estudantes da disciplina "PRE 408 - TICs na Prática Docente" na modalidade semipresencial da Universidade Federal de Viçosa (UFV), durante o I semestre de 2017. Visto o aumento das exigências de transformação e expansão dos modelos de ensino, planejou-se auxiliar com TICs uma das disciplinas ofertadas na UFV, com alto índice de reprovação. Logo, optou-se pela disciplina "EST 103 – Elementos de Estatística". Foi realizada revisão bibliográfica sobre o tema, seguida de levantamento de dados sobre a disciplina. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória, utilizando-se o método qualitativo, com a aplicação de questionários semi estruturados, aos alunos, ex-alunos, professores e monitores da disciplina EST 103. A partir dos dados coletados, propôs-se a criação de um software de exercícios interativos para auxiliar os estudantes no estudo do conteúdo de: Probabilidade, uma vez que este foi apontado como o de maior dificuldade de entendimento. O programa foi implementado utilizando-se a plataforma Adobe Flash Player® e a linguagem de programação orientada a objetos ActionScript 3.0®. O recurso criado ajudou os estudantes a exercitar na solução de situações-problema, apoiados em instruções e textos motivadores que o estimulavam a seguir até o completo entendimento do conteúdo. Aproveitando-se da interdisciplinaridade da equipe de projeto, cada exercício foi elaborado de forma a contextualizar o curso dos alunos da disciplina. Assim, se tornaram elementos ativos no processo de aprendizagem, ao serem instigados a procurar, na tela, dicas, textos e respostas relacionadas a cada etapa de resolução do exercício. O programa ainda os auxiliaram na identificação de seus erros e na construção do seu conhecimento de probabilidade. O ambiente virtual de aprendizado PVANet foi utilizado para mediação do conteúdo e disponibilização do recurso didático. Após a prova, aplicou-se novo questionário aos estudantes os quais opinaram com relação à funcionalidade do software. A grande maioria classificou como "muito satisfatório" e "satisfatório" o recurso. A quantidade de acessos ao PVANet aumentou em quase quatro vezes, comparado a 2016 - II, mostrando que os estudantes estavam motivados em incorporar as TICs à sua rotina de estudo. Os professores e a monitora foram solícitos em incorporar as TICs na prática docente. A nota média das turmas do professor que acolheu a inovação foi superior a 60%,em relação as turmas dos últimos 5 anos. Assim, a análise histórica das notas das turmas daquele professor apontou melhora muito significativa no rendimento dos alunos com o uso da TIC desenvolvida. |