Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8823

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Estatística
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thalita Rodrigues Rossi
Orientador TEREZA ANGELICA BARTOLOMEU
Outros membros Edson Manoel de Arruda, Gustavo Henrique Nalon, Maria Nazaré Carvalho Cunha de Souza, Wellington Adilson Domingos Júnior
Título Software Educacional Interativo para o Ensino de PROBABILIDADE: desenvolvimento e aplicação na disciplina EST 103 - Elementos de Estatística
Resumo Este trabalho tem por objetivo apresentar experiências vivenciadas no planejamento, desenvolvimento e aplicação de um software educacional interativo para o ensino de conteúdos de estatística, buscando-se propor uma contribuição no processo ensino-aprendizagem, ao incorporar na prática docente as tecnologias de informação e comunicação (TICs). Esta atividade foi realizada pelos estudantes da disciplina "PRE 408 - TICs na Prática Docente" na modalidade semipresencial da Universidade Federal de Viçosa (UFV), durante o I semestre de 2017. Visto o aumento das exigências de transformação e expansão dos modelos de ensino, planejou-se auxiliar com TICs uma das disciplinas ofertadas na UFV, com alto índice de reprovação. Logo, optou-se pela disciplina "EST 103 – Elementos de Estatística". Foi realizada revisão bibliográfica sobre o tema, seguida de levantamento de dados sobre a disciplina. Para isso foi realizada uma pesquisa exploratória, utilizando-se o método qualitativo, com a aplicação de questionários semi estruturados, aos alunos, ex-alunos, professores e monitores da disciplina EST 103. A partir dos dados coletados, propôs-se a criação de um software de exercícios interativos para auxiliar os estudantes no estudo do conteúdo de: Probabilidade, uma vez que este foi apontado como o de maior dificuldade de entendimento. O programa foi implementado utilizando-se a plataforma Adobe Flash Player® e a linguagem de programação orientada a objetos ActionScript 3.0®. O recurso criado ajudou os estudantes a exercitar na solução de situações-problema, apoiados em instruções e textos motivadores que o estimulavam a seguir até o completo entendimento do conteúdo. Aproveitando-se da interdisciplinaridade da equipe de projeto, cada exercício foi elaborado de forma a contextualizar o curso dos alunos da disciplina. Assim, se tornaram elementos ativos no processo de aprendizagem, ao serem instigados a procurar, na tela, dicas, textos e respostas relacionadas a cada etapa de resolução do exercício. O programa ainda os auxiliaram na identificação de seus erros e na construção do seu conhecimento de probabilidade. O ambiente virtual de aprendizado PVANet foi utilizado para mediação do conteúdo e disponibilização do recurso didático. Após a prova, aplicou-se novo questionário aos estudantes os quais opinaram com relação à funcionalidade do software. A grande maioria classificou como "muito satisfatório" e "satisfatório" o recurso. A quantidade de acessos ao PVANet aumentou em quase quatro vezes, comparado a 2016 - II, mostrando que os estudantes estavam motivados em incorporar as TICs à sua rotina de estudo. Os professores e a monitora foram solícitos em incorporar as TICs na prática docente. A nota média das turmas do professor que acolheu a inovação foi superior a 60%,em relação as turmas dos últimos 5 anos. Assim, a análise histórica das notas das turmas daquele professor apontou melhora muito significativa no rendimento dos alunos com o uso da TIC desenvolvida.
Palavras-chave Prática docente, software interativo, estatística.
Forma de apresentação..... Oral
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