Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8812

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tatiana Silva Arsenio
Orientador NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES
Outros membros Stéphanie Fagundes Álvares
Título Trabalhando a Identidade
Resumo O projeto identidade tem por definição trabalhar nas crianças de um a dois anos de idade o reconhecimento das particularidades de cada uma, assim como a semelhança entre elas, o conhecimento de seus respectivos nomes, promover um ambiente rico em interações e de respeito e reconhecimento dessas particularidades e semelhanças. O público alvo do trabalho são as crianças do maternal I da creche Municipal Padre Francisco José da Silva localizada no bairro de Nova Viçosa, em Viçosa (Minas Gerais). Trabalhar a identidade com as crianças na educação infantil, se justifica pela sua importância em propiciar a elas o conhecimento de si mesmo, mostrando a que cada uma possui um nome e promovendo a sua integração na sociedade. O projeto teve como objetivo trabalhar a linguagem oral e escrita através dos nomes que estavam escritos em fichas, características específicas de cada criança, ressaltando a importância de cada um ser diferente, ressaltar as semelhanças presentes entre elas, trabalhar a autonomia em seu desenvolvimento, além do mais, através dele tivemos como objetivo trabalhar a arte visual e a matemática. Foi utilizado como recurso para realizar o projeto um cartaz de presença contendo as fichas com os nomes das crianças, um cartaz de ausência contendo o número de crianças faltosas, painel de fotografias das crianças, visualização da sua imagem através dos espelhos, história de fantoche “Menina bonita do laço de fita” e desenho de autorretrato com tinta. A partir do desenvolvimento do projeto identidade, foi possível identificar, um melhor reconhecimento das crianças em identificar os colegas através do nome, a identificação do próprio nome e as características que elas possuem. Com isso, foi possível concluir que, o projeto desenvolveu a linguagem oral nas crianças através da pronúncia de seus nomes e a partir das conversas realizadas durante as atividades e da contação de história, o reconhecimento das características presente na própria criança e nos seus colegas, assim como o seus respectivo nome.
Palavras-chave Identidade, Particularidades, Autonomia.
Forma de apresentação..... Painel
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