Resumo |
O projeto identidade tem por definição trabalhar nas crianças de um a dois anos de idade o reconhecimento das particularidades de cada uma, assim como a semelhança entre elas, o conhecimento de seus respectivos nomes, promover um ambiente rico em interações e de respeito e reconhecimento dessas particularidades e semelhanças. O público alvo do trabalho são as crianças do maternal I da creche Municipal Padre Francisco José da Silva localizada no bairro de Nova Viçosa, em Viçosa (Minas Gerais). Trabalhar a identidade com as crianças na educação infantil, se justifica pela sua importância em propiciar a elas o conhecimento de si mesmo, mostrando a que cada uma possui um nome e promovendo a sua integração na sociedade. O projeto teve como objetivo trabalhar a linguagem oral e escrita através dos nomes que estavam escritos em fichas, características específicas de cada criança, ressaltando a importância de cada um ser diferente, ressaltar as semelhanças presentes entre elas, trabalhar a autonomia em seu desenvolvimento, além do mais, através dele tivemos como objetivo trabalhar a arte visual e a matemática. Foi utilizado como recurso para realizar o projeto um cartaz de presença contendo as fichas com os nomes das crianças, um cartaz de ausência contendo o número de crianças faltosas, painel de fotografias das crianças, visualização da sua imagem através dos espelhos, história de fantoche “Menina bonita do laço de fita” e desenho de autorretrato com tinta. A partir do desenvolvimento do projeto identidade, foi possível identificar, um melhor reconhecimento das crianças em identificar os colegas através do nome, a identificação do próprio nome e as características que elas possuem. Com isso, foi possível concluir que, o projeto desenvolveu a linguagem oral nas crianças através da pronúncia de seus nomes e a partir das conversas realizadas durante as atividades e da contação de história, o reconhecimento das características presente na própria criança e nos seus colegas, assim como o seus respectivo nome. |