Resumo |
Há muito não se percebe uma preocupação com a compreensão do esporte enquanto parte da UREMG. Entretanto, apesar da escassez de trabalhos referentes à área esportiva, podemos encontrar uma grande variedade de fontes reunidas na biblioteca central e no arquivo central e histórico, de acesso irrestrito. É importante ressaltar que tais fontes ainda não foram manipuladas a ponto que pudessem contar uma história sobre a cultura escolar esportiva da UREMG, possibilitando compreender em que a vida esportiva contribuiu para a consolidação da cultura escolar no período de 1948 a 1969. É a ausência de estudos mais profundos sobre a educação e esporte na UREMG que se constitui como um fator importante na construção desse estudo. Desta forma nosso estudo tem como objetivo compreender como se desenvolveu a cultura esportiva na Universidade Rural do Estado de Minas Gerais, no período de 1948 a 1969. Para tanto analizamos exemplares do Jornal “O Bonde”, livros históricos, folhetins, discursos, livro de atas, regimentos, portarias e fotos do periodo em questão. A análise dos dados aconteceu ao longo de todo processo de pesquisa, através de constantes análises e sínteses, realizadas através de um mergulho nos dados coletados, procurando dali determinar os temas a serem abordados, além do cruzamento de fontes e da observação do contexto histórico-social-cultural nacional e local, que permite “localizar” mais amplamente a história educacional e esportiva. Por meio da análise incial das fontes, especialmente do Jornal “O Bonde”, podemos perceber que a comunidade acadêmica em questão, alinhando-se e incorporando os elementos da cultura norte-americana fortemente difundida no contexto nacional e local, atribui ao esporte um carater educativo, à medida que o mesmo auxilia na propagação de valores apreciados na sociedade do contexto em análise, de modo a criar uma identidade para à UREMG e seus membros por meio das práticas esportivas. Contudo, não podemos desconsiderar as resistências e tensões observadas na cultura esportiva da instituição, indicando que há uma distância entre um projeto de formação alimentado pelas diferentes ações da UREMG e os acontecimentos observados no cotidiano escolar. |