Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8800

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mickaela Cunha Monteiro
Orientador MARCELLA FERRONI GOUVEIA
Outros membros CAMILA MENDES DOS PASSOS, Carla Elisia de Souza, Lais Soares Santos, Raíssa Teixeira Rodrigues, Tayse Brandão Carneiro
Título Atividade educativa para adolescentes como ferramenta de ensino-aprendizagem na abordagem sobre HIV
Resumo INTRODUÇÃO: A adolescência é um período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizada pelo desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual, dentre outros. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os limites cronológicos da adolescência são definidos entre 10 e 19 anos. A vivência da sexualidade é uma das experiências de maior repercussão na vida do adolescente, considera-se um processo de experiências pessoais, fortemente influenciado por valores sociais e culturais, ocasionando o surgimento de dúvidas, as quais, muitas vezes, a escola e a família não dialogam, conduzindo os adolescentes a conversarem sobre sexualidade com os amigos e/ou buscar informações na mídia, por vezes, errôneas. Diante disso, o ambiente escolar surge como um espaço para a promoção da saúde do adolescente, com realizações de atividades educativas críticas e reflexivas com temas voltados para a sexualidade e prevenção do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV) e a busca pela literatura é parte da construção das atividades de educação em saúde realizadas pelo projeto de extensão Ações de Prevenção e Promoção a Saúde (APPAS), vinculado ao PROEXT. OBJETIVO: Evidenciar a importância das atividades educativas nas escolas como meio de instruir os adolescentes sobre o HIV. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura em que foram utilizados dados do DATASUS e artigos científicos da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) publicados no período de 2011-2017, selecionados pelos descritores saúde do adolescente, educação em saúde e HIV. Foram selecionados três artigos para a confecção deste trabalho por meio da leitura dos títulos, resumos e trabalhos na íntegra. RESULTADO: Segundo o DATASUS, foram registrados em 2015 em Minas Gerais, 5 casos de infecção por HIV na faixa etária de 10-15 anos, e cerca de 100 casos entre 15-19 anos de idade. Nota-se que os adolescentes compõem um grupo vulnerável a infecção por HIV, devido aos sentimentos de invulnerabilidade, a atividade sexual associada a parceiros múltiplos, a vergonha de usar preservativo, o não entendimento das informações de prevenção recebidas e a ignorância de que o HIV pode representar em suas vidas. Também está atrelado a este fato, questões socioeconômicas, tais como baixa escolaridade e baixo poder aquisitivo. Nota-se a necessidade de maiores investimentos públicos na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis na população de adolescentes, sendo a escola um local de atuação importante para este diálogo de prevenção. CONCLUSÃO: O uso da metodologia participativa durante as atividades educativas para incentivar a atuação de todos os adolescentes, permitem a conscientização desses jovens para a prevenção do HIV, pois possibilitam a realização da autorreflexão sobre temas de interesse dos adolescentes e esclarecimento das dúvidas sobre como exercer a sexualidade de maneira natural e livre de comportamentos de risco, afim de empoderá-los do cuidado de sua saúde sexual.
Palavras-chave Adolescente, atividade educativa, HIV
Forma de apresentação..... Painel
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