Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8799

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ana Clara Ramos Correa
Orientador KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA
Outros membros Júnia Mauricio Silveria, Larissa Vaccarini Avila, Maíra Macêdo Rodrigues, MARIA APARECIDA DOS SANTOS, MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Título "Ele é macio, fofinho e solta pelo": Brincando e aprendendo com o gato Tonico
Resumo O presente trabalho é um recorte da atuação do projeto de extensão Meio Ambiente e Ludicidade: construindo conceitos por meio da experimentação, que tem como objetivo contribuir para a construção de conhecimentos a respeito do meio ambiente, através de atividades lúdicas, de modo a auxiliar na formação de crianças e funcionários de instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade de Viçosa e região. A atividade foi desenvolvida na sala 5 do Laboratório de Desenvolvimento Infantil/LDI/DED/UFV, que atende crianças de 5 a 6 anos de idade, em dois dias: 13 de junho e 5 de julho. Ela contou com a presença do gato Tonico e sua tutora e foi essencial para a conclusão da primeira etapa do projeto a respeito dos animais domésticos,que tiveram maior foco nesse período. A atividade teve como objetivos realizar uma comparação das características de cães e gatos antes e depois de serem retirados das ruas e adotados; utilizar a visão, tato, olfato e audição para conhecer um gato adotado; fazer com que as crianças vivenciassem na prática tudo aquilo que foi discutido através de jogos, histórias e brincadeiras sobre os animais. No primeiro dia da atividade foram mostradas às crianças fichas com imagens de animais antes e depois de serem adotados e elas foram questionadas sobre as diferenças deles nestes dois momentos. Em seguida, as crianças foram separadas em grupos para conhecer o animal. Embora as crianças tenham tido a oportunidade de cheirar, olhar detalhes e fazer carinho nele, julgou-se necessário levar o gato mais uma vez para que as crianças pudessem desfrutar melhor de sua presença, o que aconteceu no dia 05 de julho. Neste dia, Tonico foi novamente apresentado às crianças na área silenciosa da sala 5 e durante o desenvolvimento das demais atividades da sala, em pequenos grupos, as crianças puderam brincar com o gato, pegá-lo no colo e tirar suas dúvidas e curiosidade com a equipe do projeto. Foi comum as crianças quererem ficar com o gato por tempo maior ou pegá-lo no colo e não querer que outras crianças o tocassem, nestes momentos a intervenção da equipe era importante, tanto pela segurança do animal, como pelo bom desenvolvimento do trabalho, pois as crianças deveriam entender também que o Tonico estava ali para brincar com todos. As crianças perguntaram se Tonico era “de raça”, falaram que queriam morar com ele, queriam saber o que ele comia e se espantaram ao saber que ele gosta de tomar banho. Tendo em vista tal contexto, pode-se afirmar o claro interesse e participação dos envolvidos na atividade, o que pode ser ilustrado por frases proferidas pelas crianças após a primeira visita, como: Ele era uma fofura e o pelo macio e quentinho; Quero que ele volte, eu achei ele muito legal, muito peludo; Ele é muito fofinho, preguiçoso, bola de pelo. Portanto, a presença do gato Tonico na sala 5 do LDI foi um momento de aprendizagem e de mostrar todo o cuidado que os animais merecem, concluindo com sucesso essa primeira etapa do projeto.
Palavras-chave Educação Infantil, animal, ludicidade
Forma de apresentação..... Oral, Painel
Gerado em 0,64 segundos.