Resumo |
O presente trabalho é um recorte da atuação do projeto de extensão Meio Ambiente e Ludicidade: construindo conceitos por meio da experimentação, que tem como objetivo contribuir para a construção de conhecimentos a respeito do meio ambiente, através de atividades lúdicas, de modo a auxiliar na formação de crianças e funcionários de instituições de Educação Infantil e Ensino Fundamental da cidade de Viçosa e região. A atividade foi desenvolvida na sala 5 do Laboratório de Desenvolvimento Infantil/LDI/DED/UFV, que atende crianças de 5 a 6 anos de idade, em dois dias: 13 de junho e 5 de julho. Ela contou com a presença do gato Tonico e sua tutora e foi essencial para a conclusão da primeira etapa do projeto a respeito dos animais domésticos,que tiveram maior foco nesse período. A atividade teve como objetivos realizar uma comparação das características de cães e gatos antes e depois de serem retirados das ruas e adotados; utilizar a visão, tato, olfato e audição para conhecer um gato adotado; fazer com que as crianças vivenciassem na prática tudo aquilo que foi discutido através de jogos, histórias e brincadeiras sobre os animais. No primeiro dia da atividade foram mostradas às crianças fichas com imagens de animais antes e depois de serem adotados e elas foram questionadas sobre as diferenças deles nestes dois momentos. Em seguida, as crianças foram separadas em grupos para conhecer o animal. Embora as crianças tenham tido a oportunidade de cheirar, olhar detalhes e fazer carinho nele, julgou-se necessário levar o gato mais uma vez para que as crianças pudessem desfrutar melhor de sua presença, o que aconteceu no dia 05 de julho. Neste dia, Tonico foi novamente apresentado às crianças na área silenciosa da sala 5 e durante o desenvolvimento das demais atividades da sala, em pequenos grupos, as crianças puderam brincar com o gato, pegá-lo no colo e tirar suas dúvidas e curiosidade com a equipe do projeto. Foi comum as crianças quererem ficar com o gato por tempo maior ou pegá-lo no colo e não querer que outras crianças o tocassem, nestes momentos a intervenção da equipe era importante, tanto pela segurança do animal, como pelo bom desenvolvimento do trabalho, pois as crianças deveriam entender também que o Tonico estava ali para brincar com todos. As crianças perguntaram se Tonico era “de raça”, falaram que queriam morar com ele, queriam saber o que ele comia e se espantaram ao saber que ele gosta de tomar banho. Tendo em vista tal contexto, pode-se afirmar o claro interesse e participação dos envolvidos na atividade, o que pode ser ilustrado por frases proferidas pelas crianças após a primeira visita, como: Ele era uma fofura e o pelo macio e quentinho; Quero que ele volte, eu achei ele muito legal, muito peludo; Ele é muito fofinho, preguiçoso, bola de pelo. Portanto, a presença do gato Tonico na sala 5 do LDI foi um momento de aprendizagem e de mostrar todo o cuidado que os animais merecem, concluindo com sucesso essa primeira etapa do projeto. |