ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Matemática |
Setor | Departamento de Matemática |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Tainara dos Santos Aleixo |
Orientador | MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA |
Título | Cultura, tradição e Matemática na UFV |
Resumo | A matemática, durante muito tempo, foi transmitida somente de forma tradicional, o que acabou acarretando um desinteresse muito grande nas pessoas em relação à disciplina. Muitos a consideram somente como uma matéria para memorizar cálculos, regras, fórmulas, sem muita utilidade no dia-a-dia. Além disto, grande parte das pessoas nem imagina que a matemática tem uma longa história, e que esta história pode ser aprendida de forma dinâmica e divertida. Então, a fim de modificar esta visão, uma metodologia de ensino que vem sendo utilizada e tendo um bom resultado é a aplicação de jogos, uma vez que estes conseguem estimular o raciocínio lógico, a atenção, a criatividade, a concentração, o desenvolvimento de estratégias, dentre outros benefícios que contribuem para uma melhor aprendizagem. Por este motivo, resolvemos trabalhar dois jogos na 88° Semana do Fazendeiro. Este é um grande e importante evento que é promovido, todos os anos, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os jogos abrangem conteúdos matemáticos e trazem consigo um pouco de história, promovendo uma abordagem interdisciplinar. Trabalhamos com o jogo Surakarta, desenvolvido na Indonésia. Este jogo é da mesma família das damas e trabalha a ideia de dedução, memória, observação, raciocínio lógico, capacidade de análise, coordenadas cartesianas, dentre outras habilidades. Além deste, tivemos o jogo Pettéia, desenvolvido na Grécia, que tem como objetivo desenvolver um raciocínio rápido e estratégico. A Semana do Fazendeiro abrange um grande público, de toda a região, e com uma faixa etária diversificada. Ambos os jogos são indicados para todas as idades, compreendendo a faixa etária de 07 a 70 anos. O principal objetivo foi trabalhar conteúdos matemáticos presentes nos jogos, desenvolvendo várias habilidades e, ao mesmo tempo, contar um pouco da história dos jogos e as curiosidades de seus respectivos países, de forma breve e objetiva. Deste modo, o público pode aprender matemática e um pouco de história brincando de forma dinâmica e descontraída. Além disto, foi feito um levantamento das opiniões dos participantes referentes aos jogos e à abordagem utilizada, através de formulários. |
Palavras-chave | jogos, matemática, história |
Forma de apresentação..... | Painel |