Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8798

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática
Setor Departamento de Matemática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tainara dos Santos Aleixo
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Título Cultura, tradição e Matemática na UFV
Resumo A matemática, durante muito tempo, foi transmitida somente de forma tradicional, o que acabou acarretando um desinteresse muito grande nas pessoas em relação à disciplina. Muitos a consideram somente como uma matéria para memorizar cálculos, regras, fórmulas, sem muita utilidade no dia-a-dia. Além disto, grande parte das pessoas nem imagina que a matemática tem uma longa história, e que esta história pode ser aprendida de forma dinâmica e divertida. Então, a fim de modificar esta visão, uma metodologia de ensino que vem sendo utilizada e tendo um bom resultado é a aplicação de jogos, uma vez que estes conseguem estimular o raciocínio lógico, a atenção, a criatividade, a concentração, o desenvolvimento de estratégias, dentre outros benefícios que contribuem para uma melhor aprendizagem. Por este motivo, resolvemos trabalhar dois jogos na 88° Semana do Fazendeiro. Este é um grande e importante evento que é promovido, todos os anos, pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Os jogos abrangem conteúdos matemáticos e trazem consigo um pouco de história, promovendo uma abordagem interdisciplinar. Trabalhamos com o jogo Surakarta, desenvolvido na Indonésia. Este jogo é da mesma família das damas e trabalha a ideia de dedução, memória, observação, raciocínio lógico, capacidade de análise, coordenadas cartesianas, dentre outras habilidades. Além deste, tivemos o jogo Pettéia, desenvolvido na Grécia, que tem como objetivo desenvolver um raciocínio rápido e estratégico.
A Semana do Fazendeiro abrange um grande público, de toda a região, e com uma faixa etária diversificada. Ambos os jogos são indicados para todas as idades, compreendendo a faixa etária de 07 a 70 anos. O principal objetivo foi trabalhar conteúdos matemáticos presentes nos jogos, desenvolvendo várias habilidades e, ao mesmo tempo, contar um pouco da história dos jogos e as curiosidades de seus respectivos países, de forma breve e objetiva. Deste modo, o público pode aprender matemática e um pouco de história brincando de forma dinâmica e descontraída. Além disto, foi feito um levantamento das opiniões dos participantes referentes aos jogos e à abordagem utilizada, através de formulários.
Palavras-chave jogos, matemática, história
Forma de apresentação..... Painel
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