Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8786

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia Sanitária
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Larissa Bretas Moura
Orientador RAFAEL KOPSCHITZ XAVIER BASTOS
Outros membros Vivian Ane Lopes Cabral
Título Utilização de resíduos de estações de tratamento de água na confecção de peças cerâmicas: educação socioambiental e artística com jovens de extratos sociais de baixa renda – Fase I.
Resumo O processo de tratamento de água para consumo humano gera resíduos, com destaque para o lodo de decantadores. No Brasil, grande parte das estações de tratamento de água (ETAs) não dá destinação adequada a estes resíduos, sendo, em geral, lançados nos corpos d’água mais próximos. No entanto, para além do mero descarte adequado se pode pensar em opções de aproveitamento do lodo de ETAs, por exemplo, em material cerâmico, para construção ou para confecção de peças utilitárias ou artísticas. A busca por alternativas sustentáveis para problemas ambientais deve estar alinhada à conscientização da população e, neste sentido, a Educação Ambiental, principalmente de jovens assume papel importante. Neste projeto se explorou essa dimensão, em trabalho com jovens atendidos pelo programa Mais que Vencedores (MQV) da Rebusca – Ação Social Evangélica Viçosense, instituição filantrópica que presta apoio a crianças e adolescentes em situação de risco social em Viçosa-MG. Relatam-se aqui as atividades desenvolvidas na primeira etapa do projeto, em 2014. De início foram realizadas oficinas de educação ambiental: em visitas guiadas à ETA da Universidade Federal de Viçosa e com apoio de cartilhas ilustradas especialmente preparadas para estas atividades, se apresentou e discutiu todo o ciclo de produção de água para consumo humano, incluindo a conservação dos recursos hídricos, o tratamento da água, a geração e possibilidades do aproveitamento dos resíduos. Na oportunidade, foi problematizada a situação de crise hídrica de Viçosa e da necessidade do uso racional da água. Na sequência, com o mesmo público, foram realizadas oficinas de educação artística, onde foram apresentadas e exercitadas técnicas de modelagem com argila. Acreditamos que em atividades dinâmicas e lúdicas, o projeto tenha contribuído para o despertar da consciência crítica entre os jovens participantes em relação às questões ambientais, em geral e em especial sobre a cidade em que vivem. Destaca-se ainda a importância de trazer esse público para o ambiente da universidade, universo tão próximo e ao mesmo tempo distante de sua realidade.
Palavras-chave Água para consumo humano, aproveitamento de resíduos, educação ambiental e artística
Forma de apresentação..... Painel
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