Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8784

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Driele de Freitas Parma
Orientador MARIA DO CARMO COUTO TEIXEIRA
Título Como inserir a prática do brincar no planejamento docente e trazer o universo da brincadeira para o cotidiano escolar?
Resumo O presente trabalho apresenta um projeto realizado durante o Estágio Supervisionado em Educação Infantil (EI) cujo objetivo é proporcionar aos futuros pedagogos, atuação no campo profissional, interrelacionando teoria e prática a partir do diálogo entre saberes acadêmicos e cultura escolar. Para tal, escolhemos uma instituição de ensino particular de Viçosa – MG e uma turma do 2° período da EI, com dezoito crianças, onde observamos que as crescentes demandas educacionais estão afetando de forma significativa o direito de brincar, principalmente na primeira infância. Na EI as crianças já são inseridas em uma rotina de atividades de leitura e escrita, não sobrando tempo e espaço no planejamento docente para o brincar, restringindo esta prática ao curto período do recreio. No entanto, várias pesquisas tem demonstrado a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, apresentando desafios e interações que atuam na formação de vínculos positivos com os adultos, que irão influenciar sua vida futura. Ao brincar a criança se reconhece como sujeito que pertence a um grupo social e a um contexto cultural, aprende sobre si mesma e suas relações no mundo, transformando e recriando os significados culturais do meio em que está inserida. Além disso, a legislação brasileira reconhece o direito de brincar, tanto na Constituição Federal (1988), artigo 227, quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), artigos 4º e 16. A importância do brincar é reconhecida, também, em diversos documentos legais internacionais e nacionais, dos quais destacamos a Convenção dos Direitos da Criança – CDC, no Art. 31. Diante disso elaboramos um projeto de intervenção, “Brinquedos e Brincadeiras”, realizado no período de março a maio de 2017, com o objetivo de inserir a prática do brincar no planejamento docente e trazer o universo da brincadeira para o cotidiano escolar, para além do recreio. Para isso, trabalhamos brincadeiras populares e cooperativas como: “passarinho, ninho, natureza”; “pique-cola”; músicas, cantigas de roda, dentre outras brincadeiras, além de confecção de brinquedos como peteca e “barangandão”, usando materiais acessíveis às crianças. Constatamos que o tempo gasto com o brincar ainda é considerado, por muitas professoras, como tempo perdido ou passatempo e que a mudança de mentalidade e atitude depende, sobretudo, de capacitação e processos formativos. Aprendemos e ensinamos aos professores envolvidos no projeto que a observação do brincar possibilita conhecer mais as crianças e suas características e necessidades. Constatamos também que as crianças participantes do projeto melhoraram a autoestima, a criatividade, a imaginação, desenvolveram habilidades cognitivas, psicofísicas e sociolinguísticas, criaram vínculos afetivos, condições para aprendizagens significativas. Por fim, o projeto Brinquedos e Brincadeiras se revelou como uma metodologia eficaz para a inserção da cultura da criança no âmbito escolar.
Palavras-chave Desenvolvimento infantil, educação infantil, planejamento docente.
Forma de apresentação..... Painel
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