Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8764

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luanna Sarandy Souza Araújo
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros CRISTIANE CHAVES DE SOUZA, MARA RUBIA MACIEL CARDOSO, PATRICIA DE OLIVEIRA SALGADO
Título O uso da simulação realística como instrumento de construção de competências na prática profissional da equipe de enfermagem: Revisitando técnicas e reconstruindo saberes.
Resumo INTRODUÇÃO: Erros no sistema de saúde não são raros, estima-se que, entre 10% e 20% dos pacientes hospitalizados, sofrem algum evento adverso e que um número significativo de indivíduos morre por erro dos profissionais de saúde, dos quais cerca da metade seriam evitáveis. OBJETIVO: Promover capacitação para enfermeiros a fim de construir competências para uma assistência de enfermagem segura e livre de danos. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: O projeto realizou oficinas de simulação. Essa metodologia faz parte de uma nova possibilidade de ensino englobando não somente as habilidades técnicas, mas o gerenciamento de crises, liderança, trabalho em equipe, raciocínio clínico em situações críticas ou que possam provocar prejuízos ao paciente real. A simulação replica cenários de cuidados próximo à realidade, com o objetivo de analisar e refletir as ações realizadas de forma segura. Os enfermeiros foram avaliados quanto ao conhecimento prévio, através do preenchimento de um questionário prévio, participam das oficinas de simulação clínica, onde é realizada a avaliação do paciente, identificação das necessidades afetadas e estabelece-se o plano de intervenção, após são avaliados quanto aos conhecimentos adquiridos através das respostas ao mesmo questionário. Após essa etapa discute-se o questionário, esclarecem-se dúvidas e questionamentos acerca das ações de cuidado da enfermagem. Em seguida é oferecido para os participantes que quiserem a possibilidade de praticar e reproduzir as técnicas. As atividades são realizadas nos laboratórios do Departamento de Medicina e Enfermagem. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: O projeto já realizou até o momento 08 oficinas, abordando 04 temas, contando com 23 participantes, com média de 08 profissionais por atividade. Cada oficina tem a duração média de 90 minutos, até o momento foram trabalhadas as temáticas: Oxigenação, Oximetria de pulso, Drenagem de tórax, Aspiração de vias aéreas superiores e inferiores, Cuidados com tubo orotraqueal e traqueostomia. CONCLUSÕES: Durante a execução das atividades do projeto e conversas com os profissionais participantes, pode-se concluir que as atividades estão sendo bem aceitas e satisfatórias para capacitação dos mesmos. Demonstrando, além, a importância da educação continuada, que o uso da simulação realística é uma estratégia de educação efetiva, permitindo uma melhora da assistência de enfermagem.
Palavras-chave simulação, enfermagem, capacitação
Forma de apresentação..... Painel
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