Resumo |
INTRODUÇÃO: Erros no sistema de saúde não são raros, estima-se que, entre 10% e 20% dos pacientes hospitalizados, sofrem algum evento adverso e que um número significativo de indivíduos morre por erro dos profissionais de saúde, dos quais cerca da metade seriam evitáveis. OBJETIVO: Promover capacitação para enfermeiros a fim de construir competências para uma assistência de enfermagem segura e livre de danos. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: O projeto realizou oficinas de simulação. Essa metodologia faz parte de uma nova possibilidade de ensino englobando não somente as habilidades técnicas, mas o gerenciamento de crises, liderança, trabalho em equipe, raciocínio clínico em situações críticas ou que possam provocar prejuízos ao paciente real. A simulação replica cenários de cuidados próximo à realidade, com o objetivo de analisar e refletir as ações realizadas de forma segura. Os enfermeiros foram avaliados quanto ao conhecimento prévio, através do preenchimento de um questionário prévio, participam das oficinas de simulação clínica, onde é realizada a avaliação do paciente, identificação das necessidades afetadas e estabelece-se o plano de intervenção, após são avaliados quanto aos conhecimentos adquiridos através das respostas ao mesmo questionário. Após essa etapa discute-se o questionário, esclarecem-se dúvidas e questionamentos acerca das ações de cuidado da enfermagem. Em seguida é oferecido para os participantes que quiserem a possibilidade de praticar e reproduzir as técnicas. As atividades são realizadas nos laboratórios do Departamento de Medicina e Enfermagem. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: O projeto já realizou até o momento 08 oficinas, abordando 04 temas, contando com 23 participantes, com média de 08 profissionais por atividade. Cada oficina tem a duração média de 90 minutos, até o momento foram trabalhadas as temáticas: Oxigenação, Oximetria de pulso, Drenagem de tórax, Aspiração de vias aéreas superiores e inferiores, Cuidados com tubo orotraqueal e traqueostomia. CONCLUSÕES: Durante a execução das atividades do projeto e conversas com os profissionais participantes, pode-se concluir que as atividades estão sendo bem aceitas e satisfatórias para capacitação dos mesmos. Demonstrando, além, a importância da educação continuada, que o uso da simulação realística é uma estratégia de educação efetiva, permitindo uma melhora da assistência de enfermagem. |