Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8756

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Izabela Barbosa da Silva
Orientador NATHALIA LORENA MARTINS BROMBINE
Outros membros Caroline Macêdo Calegario dos Santos, David Martins Campos, Eliza Cristina Clara Alves, Fabiane Cupertino Vieira, João Vitor Andrade, Juliana Viana Rodrigues de Castro, Letícia Kelly Souza Lopes, Mariana de Vasconcelos Alves do Nascimento
Título A importância da atuação do futuro profissional de saúde em um projeto no âmbito social-acadêmico
Resumo Introdução: A articulação entre a universidade e a comunidade através dos eixos ensino-pesquisa-extensão é fundamental para a formação acadêmica do futuro do profissional, principalmente para os da área da saúde. Tais eixos se articulam intrinsecamente e se implicam mutuamente, isto é, cada um deles só se legitima pela vinculação direta aos outros dois, e os três são igualmente substantivos e relevantes. Sendo ambos fundamentais para o desenvolvimento de múltiplas competências nos discentes, tais como senso crítico, trabalho em equipe, criatividade, proatividade, organização, responsabilidade e dentre outras. Frente a isso, o Projeto Saúde na Escola (PSE), elaborado por discentes da Universidade Federal de Viçosa – UFV, em parceria com discentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa – UNIVIÇOSA, objetiva consolidar o efetivo trabalho multi e interdisciplinar, visando à integração entre ensino-comunidade, gerando estratégias para formar profissionais mais reflexivos, humanizados e capazes de atuar nas várias fases do desenvolvimento humano, pautando-se nos determinantes sociais de saúde. Objetivo: Fomentar nos acadêmicos o desejo de intervir/compreender as múltiplas experiências vividas pelas escolares da Escola Estadual Coronel Amantino Maciel, no ambiente familiar, escolar, bem como dos círculos sociais, instigando-os a serem colaboradores no processo de desenvolvimento e na tomada de decisões, visando a promoção da saúde e prevenção de agravos, que permitam a recuperação da autoestima e da autoconfiança, diminuição do estresse e da ansiedade e melhora do rendimento escolar por parte dos escolares. Descrição das principais ações : O PSE foi realizado no dia 10 de junho de 2017, das 07 às 12:00 horas, na cidade de Piranga - Minas Gerais. Com a temática da “promoção da saúde e prevenção de agravos “, a atividade ocorreu através de uma equipe multidisciplinar composta por dez alunos da Enfermagem, quatro alunos da Nutrição, dois da Psicologia e três da Educação Física, sendo os mesmos divididos em grupos segundo a profissão, para que pudessem abordar a temática do evento de forma singular e no final da atividade houve um apanhado geral da programação a fim de conectar todas as partes. Resultados: as atividades elaboradas pela equipe multidisciplinar condutora do PSE se articularem, sendo dinâmicas e didáticas o que facilitou a implementação e a acessibilidade aos escolares. Conclusão: Sendo o processo de crescimento permeado por inúmeras influencias externas, variando conforme a conjuntura social em que o sujeito se insere, faz-se fundamental a execução de projetos como este, sendo o mesmo uma via de mão dupla, que gera benefícios para ambas as partes, pois os executores agregam competências a sua formação profissional e os consumidores do serviço agregam conselhos e aparato teórico à suas vivências cotidianas.
Palavras-chave futuro profissional de saúde, promoção da saúde, prevenção de agravos
Forma de apresentação..... Painel
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