Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8755

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Caio Vinícius de Souza Oliva
Orientador FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA
Outros membros Elenice Christina Maurílio da Silva, Ígor Pereira Montes
Título Metodologias alternativas: uma análise de oficinas de gênero e sexualidade na E.E. Raul de Leoni, no município de Viçosa-MG
Resumo No ambiente escolar o uso de metodologias alternativas – entende-se como metodologia alternativa a utilização de métodos que buscam dinamizar o ensino e trazer os temas abordados à luz da realidade individual e coletiva dos educandos – transformam consideravelmente a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem. A discussão de temas, como o de gênero e sexualidade faz-se necessária na socialização escolar, entendendo-o como um processo de abordagem que pode e deve passar por investigações para analisar seu desenvolvimento e impacto com os estudantes. Desta forma, compreende-se que este tema enfrenta dificuldades em sua abordagem, seja pela formação docente, pela administração escolar e ou pela família. Assim, o presente trabalho visa à elaboração de uma pesquisa com adolescentes do Ensino Médio da Escola Estadual Raul de Leoni do município de Viçosa – Minas Gerais, com o objetivo de compreender como se manifestam e vivem a sua sexualidade bem como analisar o uso de metodologias alternativas no processo de ensino-aprendizagem, em contraposição a um modelo tradicional de educação. Ou seja, pretende-se observar como essas metodologias alternativas influenciam na maneira com que o tema de gênero e sexualidade é pensado e debatido, considerando que as oficinas são fundamentais para a reflexão de um assunto que muitas vezes é marginalizado ou tratado de maneira errônea em diferentes espaços. Pretende-se assim com essas oficinas e metodologias se pensar sobre papéis que são atribuídos aos gêneros, sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas que possuem uma orientação sexual “diferente” daquelas aceitas culturalmente, e principalmente, o processo de desnaturalização de discursos e preconceitos presentes no cotidiano da escola. A metodologia empregada para tal pesquisa consiste na observação participante das oficinas construídas de acordo com os objetivos propostos e do cotidiano escolar pelo tempo em que debateu-se gênero e sexualidade. As oficinas foram fundamentais para criar um ambiente de debate, geraram ainda muitas discussões de mudanças de atitude pelos adolescentes, tendo o reconhecimento dos papéis de gênero e estereótipos que envolvem a sexualidade. Por meio das entrevistas obtidas pelos educandos foi possível coletar informações e reflexões que geraram observações de que a percepção de gênero e sexualidade é um processo que deve ser complementado pela escola e comunidade como um todo, sendo a dinâmica envolvida, as discussões e a forma de desenvolvimento do tema no ambiente escolar, questões fundamentais para alcançar os objetivos esperados e contribuir de forma eficaz na reflexão e também desnaturalização de temáticas tidas como controvérsias.
Palavras-chave Metodologias alternativas, Gênero, Sexualidade
Forma de apresentação..... Painel
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