ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação |
Setor |
Departamento de Ciências Sociais |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Caio Vinícius de Souza Oliva |
Orientador |
FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA |
Outros membros |
Elenice Christina Maurílio da Silva, Ígor Pereira Montes |
Título |
Metodologias alternativas: uma análise de oficinas de gênero e sexualidade na E.E. Raul de Leoni, no município de Viçosa-MG |
Resumo |
No ambiente escolar o uso de metodologias alternativas – entende-se como metodologia alternativa a utilização de métodos que buscam dinamizar o ensino e trazer os temas abordados à luz da realidade individual e coletiva dos educandos – transformam consideravelmente a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem. A discussão de temas, como o de gênero e sexualidade faz-se necessária na socialização escolar, entendendo-o como um processo de abordagem que pode e deve passar por investigações para analisar seu desenvolvimento e impacto com os estudantes. Desta forma, compreende-se que este tema enfrenta dificuldades em sua abordagem, seja pela formação docente, pela administração escolar e ou pela família. Assim, o presente trabalho visa à elaboração de uma pesquisa com adolescentes do Ensino Médio da Escola Estadual Raul de Leoni do município de Viçosa – Minas Gerais, com o objetivo de compreender como se manifestam e vivem a sua sexualidade bem como analisar o uso de metodologias alternativas no processo de ensino-aprendizagem, em contraposição a um modelo tradicional de educação. Ou seja, pretende-se observar como essas metodologias alternativas influenciam na maneira com que o tema de gênero e sexualidade é pensado e debatido, considerando que as oficinas são fundamentais para a reflexão de um assunto que muitas vezes é marginalizado ou tratado de maneira errônea em diferentes espaços. Pretende-se assim com essas oficinas e metodologias se pensar sobre papéis que são atribuídos aos gêneros, sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas que possuem uma orientação sexual “diferente” daquelas aceitas culturalmente, e principalmente, o processo de desnaturalização de discursos e preconceitos presentes no cotidiano da escola. A metodologia empregada para tal pesquisa consiste na observação participante das oficinas construídas de acordo com os objetivos propostos e do cotidiano escolar pelo tempo em que debateu-se gênero e sexualidade. As oficinas foram fundamentais para criar um ambiente de debate, geraram ainda muitas discussões de mudanças de atitude pelos adolescentes, tendo o reconhecimento dos papéis de gênero e estereótipos que envolvem a sexualidade. Por meio das entrevistas obtidas pelos educandos foi possível coletar informações e reflexões que geraram observações de que a percepção de gênero e sexualidade é um processo que deve ser complementado pela escola e comunidade como um todo, sendo a dinâmica envolvida, as discussões e a forma de desenvolvimento do tema no ambiente escolar, questões fundamentais para alcançar os objetivos esperados e contribuir de forma eficaz na reflexão e também desnaturalização de temáticas tidas como controvérsias. |
Palavras-chave |
Metodologias alternativas, Gênero, Sexualidade |
Forma de apresentação..... |
Painel |