| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Educação |
| Setor | Departamento de Ciências Sociais |
| Bolsa | PIBID |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Caio Vinícius de Souza Oliva |
| Orientador | FABRICIO ROBERTO COSTA OLIVEIRA |
| Outros membros | Elenice Christina Maurílio da Silva, Ígor Pereira Montes |
| Título | Metodologias alternativas: uma análise de oficinas de gênero e sexualidade na E.E. Raul de Leoni, no município de Viçosa-MG |
| Resumo | No ambiente escolar o uso de metodologias alternativas – entende-se como metodologia alternativa a utilização de métodos que buscam dinamizar o ensino e trazer os temas abordados à luz da realidade individual e coletiva dos educandos – transformam consideravelmente a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem. A discussão de temas, como o de gênero e sexualidade faz-se necessária na socialização escolar, entendendo-o como um processo de abordagem que pode e deve passar por investigações para analisar seu desenvolvimento e impacto com os estudantes. Desta forma, compreende-se que este tema enfrenta dificuldades em sua abordagem, seja pela formação docente, pela administração escolar e ou pela família. Assim, o presente trabalho visa à elaboração de uma pesquisa com adolescentes do Ensino Médio da Escola Estadual Raul de Leoni do município de Viçosa – Minas Gerais, com o objetivo de compreender como se manifestam e vivem a sua sexualidade bem como analisar o uso de metodologias alternativas no processo de ensino-aprendizagem, em contraposição a um modelo tradicional de educação. Ou seja, pretende-se observar como essas metodologias alternativas influenciam na maneira com que o tema de gênero e sexualidade é pensado e debatido, considerando que as oficinas são fundamentais para a reflexão de um assunto que muitas vezes é marginalizado ou tratado de maneira errônea em diferentes espaços. Pretende-se assim com essas oficinas e metodologias se pensar sobre papéis que são atribuídos aos gêneros, sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas que possuem uma orientação sexual “diferente” daquelas aceitas culturalmente, e principalmente, o processo de desnaturalização de discursos e preconceitos presentes no cotidiano da escola. A metodologia empregada para tal pesquisa consiste na observação participante das oficinas construídas de acordo com os objetivos propostos e do cotidiano escolar pelo tempo em que debateu-se gênero e sexualidade. As oficinas foram fundamentais para criar um ambiente de debate, geraram ainda muitas discussões de mudanças de atitude pelos adolescentes, tendo o reconhecimento dos papéis de gênero e estereótipos que envolvem a sexualidade. Por meio das entrevistas obtidas pelos educandos foi possível coletar informações e reflexões que geraram observações de que a percepção de gênero e sexualidade é um processo que deve ser complementado pela escola e comunidade como um todo, sendo a dinâmica envolvida, as discussões e a forma de desenvolvimento do tema no ambiente escolar, questões fundamentais para alcançar os objetivos esperados e contribuir de forma eficaz na reflexão e também desnaturalização de temáticas tidas como controvérsias. |
| Palavras-chave | Metodologias alternativas, Gênero, Sexualidade |
| Forma de apresentação..... | Painel |