Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8754

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde Coletiva
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Juliana Cristina Nunes
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Carolina Angélica da Silva, Jamile Cássia Gonçalves Aniceto Ferreira, Joel Alves Rodrigues, Juliana Pessoa Moreira, Louise Hubner Alvim, Thais Souza Santos
Título Capacitação da equipe de uma Instituição de Longa Permanência Para Idosos como forma de melhoria da qualidade de vida
Resumo Segundo o IBGE a população de idosos no país passará de 19,6 milhões (10% da população brasileira), em 2010, para 66,5 milhões de pessoas, em 2050 (29,3%), quase o triplo. As transformações decorrentes do processo de envelhecimento levam gradualmente à diminuição da capacidade funcional e ao aumento da necessidade de cuidados específicos, ao mesmo passo, as novas formas de arranjo familiar que vem se estabelecendo levarão à diminuição do suporte familiar e social, fazendo da institucionalização uma alternativa cada vez mais recorrente no cuidado do idoso. Para que o cuidado desse idoso seja feito de forma digna é necessário que a equipe envolvida esteja preparada para seu atendimento. Nesse sentido, o projeto Digna Idade, vinculado ao PROAFA (Programa de Atividade Física Adaptada) iniciou intervenções de capacitação dos 6 homens e 14 mulheres que trabalham no Lar dos Velhinhos de Viçosa. O formato dos encontros foi exposição dialogada e dinâmicas, com base em referências bibliográficas atualizadas, e troca de experiencia entre a equipe. As temáticas, "Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa" e "Cuidados de Enfermagem", foram escolhidas juntamente com o enfermeiro da equipe e a participação na intervenção foi obrigatória para todos os funcionários da Instituição De Longa Permanência Para Idosos (ILPI).
O primeiro tema abordado, “Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”, trouxe para o debate a evolução do processo natural de envelhecimento, formas de identificar as necessidades de assistência dos idosos e como a equipe pode influenciar nesse processo. Durante a ação foi instigada a identificação dos pontos que dificultam a manutenção do equilíbrio funcional dos idosos e como seriam planejadas ações efetivas para promover o envelhecimento saudável e ativo. Como mudanças de estilo de vida, prevenção e acompanhamento profissional de doenças crônico-degenerativas, além da promoção de saúde. A temática “Cuidados de Enfermagem” levou em conta o perfil de dependência dos idosos internos falando sobre a necessidade de um plano de cuidado individualizado. Foram enfatizados a importância dos estímulos à prática de exercícios físicos, a avaliação dos riscos de queda, o monitoramento e o uso correto das medicações, as práticas de lavagem de mãos e o bem-estar dos idosos. Durante todas as dinâmicas a equipe participou ativamente, demonstrando bastante interesse e contribuiu com dúvidas, sugestões e relatos sob a perspectiva de quem está em contato diário com idosos.
Percebemos que a capacitação promoveu um espaço de integração entre os funcionários e reafirmou a necessidade do trabalho em equipe para a melhoria da qualidade de vida e saúde dos idosos na instituição.
Palavras-chave ILPI, idoso, capacitação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,64 segundos.