Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8752

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Administração
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Wander Fernandes Ribeiro Filho
Orientador NINA ROSA DA SILVEIRA CUNHA
Outros membros Henrique Loures Mourão Gonçalves, Larissa Rodrigues Duarte, Thaynara Pereira Fonseca
Título A Intervenção em Organizações e o Aprimoramento do Processo Produtivo: Estudo de caso de uma Agência de Publicidade
Resumo A análise de uma organização propicia o detalhamento dos processos e ainda a identificação de problemas que possam afetar a execução das atividades da empresa. O presente estudo, realizado em uma empresa de marketing e publicidade na cidade de Viçosa/MG faz esse levantamento através da utilização de ferramentas da qualidade como Análise SWOT aplicada junto aos funcionários da empresa, Índice NPS buscando demonstrar a percepção dos clientes junto à organização, Brainstorming na tentativa de identificar soluções e problemas junto à diretoria da empresa, Matriz GUT para que o estudo pudesse elencar as principais anomalias que acometem a organização, estabelecendo prioridade de ação e correção e Diagrama de Ishikawa para procurar identificar as causas das principais anomalias presentes da organização e como elas se correlacionam dentro do processo produtivo e as consequências que trazem para a organização como um todo, no tocante aos principais stakeholders, como os clientes e os empregados da empresa. Identificou-se a falta de planejamento e a má gestão da informação como as principais causas das anomalias que foram eleitas as mais prejudiciais para a empresa: atraso na entrega das peças publicitárias e excesso de trabalho e retrabalho dos funcionários e assim foram elencados como prioridades para correção imediata através da inserção e análise pela matriz GUT.
Após a análise da realidade da empresa e procurando minimizar as consequências que as anomalias traziam à empresa e posterior ao mapeamento do processo produtivo da empresa e na busca por uma intervenção no mesmo, o estudo propôs então a inserção de um briefing padrão no início do processo produtivo, onde são coletadas informações da campanha publicitária com a finalidade de preservar a intenção inicial do cliente, para que essa informação se preserve ao longo do processo produtivo e chegue ao final do mesmo em sua forma mais essencial possível, para evitar que as informações sejam perdidas e que possa sustentar a elaboração de um planejamento realista e que possa ser cumprido, procurando eliminar o retrabalho e o excesso de trabalho junto aos funcionários e ainda podendo eliminar a anomalia atraso na entrega das peças publicitária.
Palavras-chave análise organizacional, processo produtivo, anomalias no processo
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,68 segundos.