Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8751

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Natany Silva de Oliveira
Orientador WANIA MARIA GUIMARAES LACERDA
Título De escolas públicas de Viçosa à UFV
Resumo Esta pesquisa objetiva compreender e interpretar os percursos escolares de quatro graduandos da UFV, oriundos de famílias detentoras de fraco capital cultural e escolar, que cursaram o ensino médio em escolas públicas na cidade de Viçosa - uma cidade média universitária. Estudos têm indicado que a presença da UFV nessa cidade tem grande importância na antecipação das escolhas escolares tanto das famílias que dispõem de recursos culturais, escolares e econômicos e que aqui residem, como daquelas que não dispõem de tais recursos. Nesta pesquisa parte-se do pressuposto de que na cidade de Viçosa a "geografia objetiva das oportunidades" produz efeitos importantes na "geografia subjetiva das oportunidades", isto é, que a presença dessa universidade afeta a percepção das oportunidades educacionais das famílias e dos estudantes de diferentes grupos sociais, em razão da reduzida dimensão territorial da área urbana e das características da mobilidade nesse espaço urbano, por exemplo, gerando interações e viabilizando a constituição de redes sociais entre estudantes e famílias de diferentes meios sociais, o que eleva a capacidade das famílias socialmente desfavorecidas de escolha da escola e favorece a constituição de aspirações educacionais distintas daquelas mais prováveis para esse grupo social. Os dados iniciais desta pesquisa, obtidos junto à Diretoria de Registro Escolar, sobre a distribuição dos estudantes egressos de estabelecimentos públicos estaduais de Viçosa entre os cursos da UFV, ingressantes no ano de 2016, quando 50% das vagas dos cursos de graduação passaram a ser reservadas para estudantes egressos de escolas públicas, nos termos da Lei 12.711, de 2012, indicam que a maior parte frequenta os cursos que integram o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e provêm de duas escolas públicas de ensino médio, as quais ocupam as posições mais elevadas na hierarquia dos estabelecimentos, em função do IDEB e do resultado no ENEM. Nesta pesquisa, a partir da análise dos dados secundários, serão selecionados os estudantes que frequentaram estabelecimentos públicos de ensino médio que ocupam as posições inferiores da hierarquia de estabelecimentos públicos da cidade e, preferencialmente, que ingressaram em cursos de graduação de prestígio para a realização das entrevistas semidiretivas. Nessas entrevistas, centradas nas histórias escolares dos estudantes e nas redes de relações constituídas na cidade de Viçosa, serão gerados dados sobre os percursos escolares, a escolha do curso superior, as práticas educativas familiares e o capital social dos estudantes.
Palavras-chave Trajetórias escolares, Capital Social, Cidades Universitárias.
Forma de apresentação..... Painel
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