Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8748

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Dança
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabrielly da Costa Nascimento
Orientador LAURA PRONSATO
Outros membros Lara Souza Ferreira
Título O Balé e suas Contribuições para o Desenvolvimento Infantil
Resumo O projeto de extensão surgiu a partir do desejo de aplicar aulas de dança para crianças, com enfoque no balé clássico, de modo que a ludicidade e a criatividade permeasse o desenvolvimento das atividades. Na base teórica e prática que guiou este trabalho encontram-se as metodologias de ensino que respeitam o crescimento individual e preservam a essência infantil. Assim, as aulas foram planejadas com o objetivo de procurar uma maneira prazerosa de aprendizagem, a partir da ludicidade, incentivando a criatividade, cuidando das particularidades de cada corpo, preservando e instigando a capacidade imaginativa característica do público infantil. Neste sentido, objetiva-se revelar as possíveis contribuições que a dança, mais especificamente o balé clássico, traz para o desenvolvimento infantil, buscando enriquecer a formação das crianças da comunidade Viçosense e contribuindo com o desenvolvimento físico, artístico, social e intelectual dessas. Propuseram-se aulas de balé clássico que se adaptam às necessidades do público envolvido, valorizando o faz de conta que busca exercitar a imaginação e a sensibilidade que hoje em dia, tem se perdido e se tornado tão raras aos seres humanos. Dentre as principais ações que alicerçaram este projeto, destacam-se as aulas que aconteceram na Sede de Dança-Departamento de Artes e Humanidades – DAH/UFV, distribuídas entre duas aulas semanais de cinquenta minutos cada. O público-alvo foram os estudantes do Laboratório de Desenvolvimento Infantil - LDI da UFV e a comunidade geral da cidade de Viçosa, com a faixa etária de três a seis anos. O trabalho envolveu mais de 50 crianças em cinco semestres, de março de 2015 a julho de 2017. A progressão das crianças no decorrer do projeto foi a: melhora na atenção e socialização, criatividade e imaginação, postura, flexibilidade e equilíbrio, noção espacial e autoconhecimento. Percebe-se que a inserção da dança na vida destas crianças foi muito benéfica, a maioria de seus responsáveis que inicialmente, notaram a presença de muita timidez, questões relacionadas à má postura corporal ou dificuldades de concentração, no final de cada semestre relataram que houve uma melhora significativa com relação a tais pontos. O trabalho desenvolvido a partir da ludicidade aproximou-nos mais da criança e elas se desenvolveram melhor. Portanto, percebe-se que a arte da dança, do balé, atentamente aplicada, contribui para uma formação plena da criança, pois trabalha os aspectos psicomotores, sociais, afetivos e éticos. Sendo assim, potencializadora no desenvolvimento das diversas inteligências infantis.
Palavras-chave Dança, Criança, Ludicidade
Forma de apresentação..... Painel
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