ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Pós-graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Física |
Setor | Departamento de Física |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Diêgo Souza Bareto |
Orientador | DANIEL RODRIGUES VENTURA |
Título | Atividades Experimentais para o Ensino de Eletrodinâmica no Ensino Médio |
Resumo | Tem sido um desafio grande motivar os discentes a buscarem seu aprendizado, sobretudo em escolas públicas. São poucos os que têm foco nos estudos e conseguem caminhar na construção do conhecimento científico. No ensino de física, o professor tem o desafio de fazer com que os estudantes se sintam motivados para terem maior compreensão dos fenômenos. Não basta apenas descrever os fenômenos de maneira expositiva ou instrumentalizá-los na obtenção e aplicação das equações que resumem matematicamente tais fenômenos. Esta maneira de ensinar não traz uma aprendizagem significativa dos temas abordados. A experimentação é referenciada por vários autores como um método promissor, por proporcionar interação social entre os alunos, o que facilita a interatividade e promove a compreensão de fenômenos. Neste trabalho propusemos o ensino de eletrodinâmica por meio de atividades experimentais orientadas, de maneira que o aluno possa compreender os fenômenos envolvidos e associando os aos conhecimentos teóricos existentes, descrever e explicar etapas do experimento e propor modificações que poderão ser testadas dentro do conhecimento científico. A eletrodinâmica é uma parte relevante dentro do estudo da eletricidade, é nesta parte da física que aprendemos sobre o funcionamento de aparelhos elétricos e eletrônicos. Portanto, foram propostas atividades usando material concreto, que explicitem o funcionamento dos circuitos elétricos, as relações entre corrente, resistência e tensão, as medidas de potência, o consumo de energia elétrica e outras coisas presentes no cotidiano do estudante. Através da experimentação, manuseio dos diversos circuitos desenvolvidos, ele pode propor novas situações, nas quais seja possível a aplicação do conhecimento adquirido na atividade prática. A execução deste projeto foi criada com base na experimentação para duas turmas da terceira série, do ensino médio, de uma escola estadual do interior de Minas Gerais. As atividades se mostram muito motivadora, pois a eletricidade tão presente no cotidiano, colocada da forma prática se mostrou muito eficiente e facilitou a busca pelo conhecimento. Nesta pesquisa, comparou-se o ganho de conhecimento em Eletrodinâmica, medidos por avaliações semelhantes, entre os estudantes que foram preparados somente pelo modo tradicional, de aulas expositivas e os que tiveram aulas teóricas e fizeram atividades experimentais. Observou-se uma maior aproximação entre o professor e o estudantes e maior interação entre eles, e demonstraram maior mais entusiasmo e com foco nas atividades, proporcionando maior compreensão dos fenômenos envolvidos. O resultados das avaliações apresentaram um ganho na relação interpessoal e nos conhecimentos, medidos por meio de questões relacionadas aos fenômenos envolvidos. Estas atividades serão propostas como produto didático experimental para o ensino da eletrodinâmica, visando uma metodologia que seja mais interativa e produza um conhecimento potencialmente significativo. |
Palavras-chave | Ensino de Física, Atividades Experimentais, Eletrodinâmica |
Forma de apresentação..... | Oral |