Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8741

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Isadora Antonio Peixoto
Orientador Marli Santana Pinto Coelho
Título A influência das relações interpessoais e da afetividade no processo ensino-aprendizagem
Resumo No presente estudo foi abordado sobre as relações interpessoais entre professor e aluno, enfatizando a presença ou não de afetividade e sua influencia no processo de ensino aprendizagem. Buscou-se compreender quais as implicações da relação professor-aluno no processo educativo. Ao trabalhar a relação professor-aluno busca-se compreender as relações interpessoais e o vínculo que é instituído, esperando que o professor saiba tratar todos os alunos de forma igualitária, respeitando seus limites e diferenças. O objetivo geral foi: analisar a importância e as possíveis consequências do relacionamento professor/ aluno para o processo de ensino-aprendizagem. E os específicos foram: Identificar os fatores que viabilizam e dificultam o relacionamento entre professor/aluno e conhecer as possíveis consequências da relação entre professor e aluno e sua interferência no processo de ensino-aprendizagem A escolha do tema justifica-se devido a situações presenciadas em um dos estágios curriculares realizados durante o curso de formação em Pedagogia. Neste, a professora regente apresentou as características dos alunos, rotulando os considerados indisciplinados por ela, os que mais se destacavam e aqueles com menor desempenho, que segunda a mesma exigiam mais atenção dos estagiários. Por iniciativa do grupo de estagiárias, decidiu-se que seria desconsiderada esta classificação feita pela professora, o que poderia influenciar o relacionamento com a turma, bem como o processo de ensino-aprendizagem. Visa-se então, investigar as Relações Interpessoais entre o Professor e o Aluno. Portanto o alvo desta pesquisa foram os professores e supervisores das redes Estaduais, Municipais e Privadas de ensino nas séries do ensino fundamental: anos finais, foi solicitado aos mesmos, o preenchimento de um questionário semiaberto. Foram distribuídos quarenta questionários para nove escolas, sendo três escolas de cada rede citada, e nove questionários, um para cada supervisor das nove escolas. Os resultados indicados mostram que os professores de diferentes redes de ensino apresentam concepções diferentes e sabem a importância de saber conduzir sua pratica, pois influencia significativamente no cognitivo dos alunos.
Palavras-chave Afetividade, Professor, Aluno
Forma de apresentação..... Oral
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