Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8733

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação Física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, FUNARBE, MEC, Outros, UFV
Primeiro autor Andreza Monteiro da Silva
Orientador MIGUEL ARAUJO CARNEIRO JUNIOR
Outros membros Adriele Campos Moreira, Amanda dos Reis Cota, Ana Beatriz Cardoso de Oliveira, Eliane Lopes, Jean Carlos Vieira, Lucas Rogério dos Reis Caldas, Talles Gama Barbosa Almada, Thaismara Miranda Candido
Título Relato de experiência do projeto de extensão "Saúde e Vida - Ginástica para Meia e Terceira Idade"
Resumo Introdução: O Projeto de extensão “Saúde e Vida - Ginástica para Meia e Terceira Idade” é uma alternativa criada pelo Departamento de Educação Física (DES) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com o objetivo de oferecer atividade física sistematizada para a população Viçosense. O processo de envelhecimento é um processo natural e que promove uma série de adaptações na vida do indivíduo, principalmente em relação à saúde física e mental. Essas adaptações, podem gerar declínio da atividade funcional e consequentes prejuízos nas atividades diárias das pessoas mais velhas. Pensando nisso, o Saúde e Vida busca proporcionar a manutenção das capacidades físicas básicas, por meio de atividades que contemplam força, equilíbrio, flexibilidade e resistência aeróbia, além de promover benefícios psicossociais e cognitivos para os alunos. Objetivo: Oferecer atividades físicas sistematizadas para homens e mulheres acima de 40 anos, a fim de possibilitar por meio das intervenções, melhorias na saúde e qualidade de vida dos alunos. Descrição das principais ações: As atividades do projeto ocorrem no Pavilhão de Ginástica do DES para 4 turmas mistas, com aproximadamente 130 alunos inscritos no total, distribuídas em aulas de segunda à sexta-feira, nos horários de 7 às 7:50 horas e 18 às 18:50 horas. O projeto é coordenado por professores do DES, e as aulas são ministradas por monitores estudantes do curso de Educação Física. As atividades ocorrem em forma de circuito composto por quatro estações: exercícios aeróbios, de força, equilíbrio e flexibilidade, podendo ou não utilizar os implementos disponíveis (bastões, caneleiras, discos de equilíbrio, halteres, steps, jumps, colchonetes e outros). De acordo com a individualidade e necessidade do aluno, os exercícios propostos podem sofrer alterações e adaptações. A periodização dos exercícios a serem trabalhados em cada uma das aulas é realizada com antecedência e conta com o auxílio e supervisão dos professores coordenadores, sendo que semanalmente ocorrem reuniões específicas sobre os exercícios e grupos de estudos à respeito de questões científicas que permeiam o envelhecimento humano. Resultados alcançados até o momento e conclusões: Os benefícios proporcionados pelo projeto são bastante perceptíveis, tanto pelos monitores quanto pelos próprios alunos, além de terem sido comprovados também, através de testes que são realizados periodicamente. A forte interação entre monitor-aluno torna tais benefícios ainda mais visíveis já que constantemente são ouvidos relatos de melhorias na qualidade de vida e na percepção do bem-estar dos alunos, assim como progresso no desempenho dos exercícios propostos. Da mesma forma, vê-se claramente a influência social positiva do projeto, já que muitos alunos buscam além dos benefícios físicos, uma forma de se distrair e se integrar socialmente.
Palavras-chave envelhecimento, qualidade de vida, atividade física
Forma de apresentação..... Painel
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