| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Educação Física |
| Setor | Departamento de Educação Física |
| Bolsa | PROEXT |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | FAPEMIG, FUNARBE, MEC, Outros, UFV |
| Primeiro autor | Andreza Monteiro da Silva |
| Orientador | MIGUEL ARAUJO CARNEIRO JUNIOR |
| Outros membros | Adriele Campos Moreira, Amanda dos Reis Cota, Ana Beatriz Cardoso de Oliveira, Eliane Lopes, Jean Carlos Vieira, Lucas Rogério dos Reis Caldas, Talles Gama Barbosa Almada, Thaismara Miranda Candido |
| Título | Relato de experiência do projeto de extensão "Saúde e Vida - Ginástica para Meia e Terceira Idade" |
| Resumo | Introdução: O Projeto de extensão “Saúde e Vida - Ginástica para Meia e Terceira Idade” é uma alternativa criada pelo Departamento de Educação Física (DES) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) com o objetivo de oferecer atividade física sistematizada para a população Viçosense. O processo de envelhecimento é um processo natural e que promove uma série de adaptações na vida do indivíduo, principalmente em relação à saúde física e mental. Essas adaptações, podem gerar declínio da atividade funcional e consequentes prejuízos nas atividades diárias das pessoas mais velhas. Pensando nisso, o Saúde e Vida busca proporcionar a manutenção das capacidades físicas básicas, por meio de atividades que contemplam força, equilíbrio, flexibilidade e resistência aeróbia, além de promover benefícios psicossociais e cognitivos para os alunos. Objetivo: Oferecer atividades físicas sistematizadas para homens e mulheres acima de 40 anos, a fim de possibilitar por meio das intervenções, melhorias na saúde e qualidade de vida dos alunos. Descrição das principais ações: As atividades do projeto ocorrem no Pavilhão de Ginástica do DES para 4 turmas mistas, com aproximadamente 130 alunos inscritos no total, distribuídas em aulas de segunda à sexta-feira, nos horários de 7 às 7:50 horas e 18 às 18:50 horas. O projeto é coordenado por professores do DES, e as aulas são ministradas por monitores estudantes do curso de Educação Física. As atividades ocorrem em forma de circuito composto por quatro estações: exercícios aeróbios, de força, equilíbrio e flexibilidade, podendo ou não utilizar os implementos disponíveis (bastões, caneleiras, discos de equilíbrio, halteres, steps, jumps, colchonetes e outros). De acordo com a individualidade e necessidade do aluno, os exercícios propostos podem sofrer alterações e adaptações. A periodização dos exercícios a serem trabalhados em cada uma das aulas é realizada com antecedência e conta com o auxílio e supervisão dos professores coordenadores, sendo que semanalmente ocorrem reuniões específicas sobre os exercícios e grupos de estudos à respeito de questões científicas que permeiam o envelhecimento humano. Resultados alcançados até o momento e conclusões: Os benefícios proporcionados pelo projeto são bastante perceptíveis, tanto pelos monitores quanto pelos próprios alunos, além de terem sido comprovados também, através de testes que são realizados periodicamente. A forte interação entre monitor-aluno torna tais benefícios ainda mais visíveis já que constantemente são ouvidos relatos de melhorias na qualidade de vida e na percepção do bem-estar dos alunos, assim como progresso no desempenho dos exercícios propostos. Da mesma forma, vê-se claramente a influência social positiva do projeto, já que muitos alunos buscam além dos benefícios físicos, uma forma de se distrair e se integrar socialmente. |
| Palavras-chave | envelhecimento, qualidade de vida, atividade física |
| Forma de apresentação..... | Painel |