Resumo |
O livro didático, bem como o quadro e o giz são, na maioria das vezes, os recursos pedagógicos utilizados pelos professores nas escolas. Além desses recursos, os jogos hoje transcenderam a barreira do lazer e podem ser encontrados em diversos ambientes, inclusive em escolas e universidades. Isso ocorre devido ao fenômeno mundial crescente chamado gamificação (do inglês gamification), o qual se baseia no uso de jogos e seus elementos em contextos diferentes (WERBACH e HUNTER, 2012). Em outras palavras, gamificação consiste em transportar os jogadores do universo dos jogos para outros ambientes, como por exemplo, a sala de aula. Os jogos, portanto podem colaborar para a prática educacional, introduzindo ou revisando conteúdos, bem como promovendo a interação entre os alunos e o professor. Nesse contexto, os alunos figuram-se como jogadores e o ambiente de interação corresponde à sala de aula. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo apresentar um guia acerca do uso de jogos desenvolvidos em PowerPoint (JPPs) integrados à prática pedagógica no contexto dos cursos de língua inglesa oferecidos pelo CELIN, projeto de extensão do Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa, no segundo semestre de 2015, com aplicação em turmas de níveis iniciante e pré-intermediário. Nesta apresentação abordaremos a fase de pré-aplicação dos JPPs a partir de perguntas-suporte, as quais irão guiar o professor antes da aplicação dos jogos em sala de aula. Além disso, algumas vantagens acerca da utilização dos JPPs serão expostas neste trabalho. Dentre os diversos tipos possíveis de jogos em PowerPoint, dois serão apresentados: o de introdução e o de revisão. Os resultados desta experiência sugerem uma aprendizagem mais lúdica por parte dos alunos, mais facilidade na aprendizagem da língua, boa interação entre aluno e professor e, por fim, a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da motivação dos alunos. Implicações para a formação de professores e sobre o processo de ensino aprendizagem de língua inglesa serão fornecidas ao final juntamente com uma reflexão a respeito do uso de jogos na aprendizagem de línguas. |