Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8728

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Fisiologia Vegetal
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, Outros
Primeiro autor Mateus Mendes
Orientador ALOISIO XAVIER
Outros membros Luciana Coelho de Moura, Natan Barbosa Rodrigues, Pedro Gabriel Luz Lima Di Fabrizio, WAGNER CAMPOS OTONI
Título Interferência e eficácia dos meios de cultura JADS e MS na propagação clonal via embriogênese somática em Eucalyptus spp.
Resumo Embriões somáticos podem ser originados a partir de uma única célula ou a partir de um pequeno grupo de células que se diferenciam em uma estrutura organizada sob circunstâncias ainda mal caracterizadas. A utilização de diferentes meios de cultura e a sua composição, principalmente no nível de macronutrientes, apresenta importância para a eficiência dos processos de propagação vegetativa. Dessa maneira, objetivou-se avaliar a diferença de meios de cultura e concentração de macronutrientes, mais especificadamente de cálcio, na eficiência da indução de embriões somáticos em cotilédones de Eucalyptus urophylla x E. grandis. Os experimentos foram realizados no laboratório de Cultura de Tecidos II do Instituto de Biotecnologia Aplicada a Agropecuária -BIOAGRO, da Universidade Federal de Viçosa – UFV. As sementes foram esterilizadas e inoculadas em placas de petri estéreis e descartáveis (90 x 15 mm) contendo 30mL de meio JADS contendo 50% dos sais e vitaminas (exceto a solução de cálcio, que não foi adicionado), 50 mg.L-1 de mio-inositol, 1,5% de sacarose e 7 g.L-1 de ágar e pH ajustado para 5,8. As sementes foram mantidas em sala de cultura sob temperatura de 24±1 oC, fotoperiodo de 16h luz e 8h escuro, irradiância de 30 μmol m-2 s-1. Para a indução da embriogênese somática, foram utilizados como fontes de explantes, cotilédones retirados de plântulas com 10 dias, germinadas in vitro, do hibrido de Eucalyptus urophylla x E. grandis. Os explantes foram inoculados em placas de petri estéreis e descartáveis (60 x 15 mm) contendo 15mL de meio MS ou JADS contendo 100% dos sais (exceto a solução de cálcio) e vitaminas, 100 mg.L-1 de mio-inositol, 30% de sacarose e 7 g de ágar e pH ajustado para 5,8. Foram adicionadas ao meio de cultura as concentrações de 10,00; 15,00; 20,00 ml/L da solução de cálcio. Foi utilizado o delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x3 com seis repetições e 10 explantes/repetição. Após 30 dias foram avaliados o número de embriões somáticos, calogênese, calos friáveis e calos oxidados formados para cada tratamento. As variâncias foram comparadas pelo teste F e as medias pelo teste Tukey, ambos a 5% de probabilidade. Foram encontradas diferenças significativas (p<0.05) para o cálcio em todas as características avaliadas. Em relação aos meios utilizados, foram encontradas diferenças significativas (p<0.05) apenas para as características calogênese e ocorrência de calos friáveis, sendo o meio JADS mais eficiente. O mais indicado para a obtenção de embriões somáticos, de acordo com os tratamentos, seriam através de indução em meio JADS 10ml/L e/ou MS 15ml/L. A queda do número de embriões somáticos relacionados à concentração de 20ml/L nos dois meios, pode ser justificada pela possível intoxicação por excesso de cálcio nos limites fisiológicos dos explantes e do processo embriogênico, mostrando ser ineficiente essa concentração de cálcio tanto para o meio JADS, como para MS.
Palavras-chave Embriogênese somática, micropropagação, Eucalyptus spp.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,60 segundos.