ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Geografia |
Setor | Departamento de Geografia |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Natália Silva Paiva |
Orientador | MARIA ISABEL DE JESUS CHRYSOSTOMO |
Outros membros | HIGOR MOZART GERALDO SANTOS |
Título | Práticas educativas para o exercício dos Direitos Humanos: discutindo a diversidade no espaço escolar |
Resumo | O Projeto de Extensão “Práticas educativas para o exercício dos Direitos Humanos: discutindo a diversidade no espaço escolar” do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária – PIBEX (Universidade Federal de Viçosa) é realizado com os estudantes do sexto ano da Escola Estadual Raul de Leoni, localizada em Viçosa, Minas Gerais. Para realização deste trabalho desenvolvemos oficinas sobre temas transversais, como; gênero, racismo e intolerância religiosa. Essas oficinas foram divididas em três momentos: no primeiro discutimos sobre os padrões de beleza impostos pela sociedade e as relações desiguais de gênero. Por meio de uma roda conversa, a turma foi estimulada a se olhar no espelho e dizer para os alunos como se enxergam e como gostariam de ser. Em seguida foi sugerido que se desenhassem. Nosso objetivo era observar como os alunos se representam e identificar por qual motivo muitos se representam de forma negativa ou irreal. Na segunda oficina, dividimos a sala em dois grupos de acordo com o sexo, e pedimos as meninas para escreverem em uma cartolina palavras relacionadas ao “ser mulher” e os meninos para escreverem palavras relacionadas ao “ser homem”, tais como tipos de brinquedos e brincadeiras, tarefas que executam em casa, profissões atribuídas, comportamentos, entre outros. Nosso objetivo foi introduzir um debate sobre gênero e problematizar os papeis dos homens e das mulheres em nossa sociedade. Na terceira oficina fizemos uma dinâmica cujo objetivo foi discutir questões relacionadas ao privilégio e a meritocracia, inclusos nos nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares. A dinâmica consistiu em fazer perguntas sobre os preconceitos vivenciados no dia a dia por causa da cor, opção sexual, religião, machismo, profissões, entre outros . A dinâmica em tal oficina aconteceu da seguinte forma: em primeiro, desenhamos no pátio algumas linhas divisórias e posicionamos os alunos um ao lado do outro. Em seguida, lemos algumas questões que se referiam aos vários temas que objetivamos debater, tais como preconceito de raça, cor, gênero, profissional etc. Ao ler cada questão em voz alta, os alunos deveriam dar um passo a frente ao para trás, e seria paralelamente atribuídos pontos aos alunos. A oficina, embora tenha encontrado alguns problemas, foi importante para fomentar a discussão sobre os principais focos de preconceito presentes na escola. Tratou-se, portanto, de estimular o debate sobre temas extremamente importantes na escola. Assim, mesmo que tenha apresentado alguns problemas na execução, tal oficina serviu para estimular o debate sobre temas que têm gerado muitos conflitos na escola. |
Palavras-chave | Práticas educativas, preconceito, integração sociocultural |
Forma de apresentação..... | Painel |