Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8709

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Eliza Cristina Clara Alves
Orientador NATHALIA LORENA MARTINS BROMBINE
Outros membros Alice Corinne Martins Alves, David Martins Campos, Ederley Emanuel Souza, Jefferson Teixeira de Sousa, João Vitor Andrade, Júlia Milagres Alves, Matheus Duarte Regazi
Título Saúde na escola: uma oficina sobre integralidade em saúde em uma escola no município de Piranga-MG
Resumo Introdução: A escola atual não é apenas um local onde se ensina matemática, biologia e línguas, mas também um centro de multiplicação de informações sobre prevenção de acidentes, hábitos de higiene, abuso de drogas e outros temas de relevância. É importante que o aluno seja visto de forma integral uma vez que o aspecto biopsicossocial do mesmo passa a influenciar de forma decisiva sobre seu aprendizado. Sabe-se hoje que saúde quer dizer mais do que ausência de doenças. A Constituição de 1988 já fornece um enfoque mais abrangente ao conceito de saúde o qual deixa de ser sinônimo de atividade assistencial e se transforma em modelo de atenção integral à saúde. A saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal. Frente a esse contexto um grupo de universitários da Universidade Federal de Viçosa e da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa em parceria com a Escola Estadual Coronel Amantino Maciel realizou no dia 10 de junho do ano de 2017 uma oficina dinâmica com a participação dos estudantes, pais e familiares intitulada “Saúde na Escola”. Objetivo: Maior articulação no eixo social-acadêmico, desenvolvendo ações que visem a promoção da saúde e a prevenção de agravos, permitindo melhoria do rendimento escolar, recuperação da autoestima, autoconfiança, diminuição dos níveis de absenteísmo e repetência escolar. Descrição das ações: A oficina foi dividida em três momentos, inicialmente teve-se a apresentação dos participantes aos escolares, sendo posteriormente apresentada pelos discentes da Enfermagem uma peça teatral com abordagem visual, teórico-cientifico e dinâmica sobre as doenças crônicas não transmissíveis. Teve-se então a separação dos escolares em quatro grupos de forma aleatória para a continuação da atividade. No segundo momento, as atividades foram realizadas em quatro salas do prédio escolar, sendo uma sala para a Nutrição onde se realizava a mensuração das medidas antropométricos dos alunos, uma para a Enfermagem onde se aferia a pressão arterial, uma para Educação Física onde se realizava alongamento e aquecimento preparando-o para o terceiro momento, e a quarta para a Psicologia, onde foi trabalhada a ansiedade nos estudos e na escola, tendo como intenção instrui-los em como lidar com o seu humor, sono, corpo, comportamento, pensamentos e organização de seus métodos de estudo, com o intuito de diminuir a estresse. E por fim teve-se a realização de uma gincana com perguntas relacionadas aos temas abordados nas quatro salas de exposição. Resultados: A atividade teve como principais resultados uma gama de respostas positivas da escola, havendo um dinamismo das ideias passadas e a sensibilização das crianças, pais e/ou responsáveis, assim como as professoras e diretoras do local de ensino, que se consideram privilegiados com tal trabalho. Conclusão: ocorreu o desenvolvimento de múltiplas competências nos acadêmicos executores e comprovou que a escola é um meio de extremo potencial para a formação social.
Palavras-chave Saúde, Oficina, Integralidade
Forma de apresentação..... Painel
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