Resumo |
Introdução: A escola atual não é apenas um local onde se ensina matemática, biologia e línguas, mas também um centro de multiplicação de informações sobre prevenção de acidentes, hábitos de higiene, abuso de drogas e outros temas de relevância. É importante que o aluno seja visto de forma integral uma vez que o aspecto biopsicossocial do mesmo passa a influenciar de forma decisiva sobre seu aprendizado. Sabe-se hoje que saúde quer dizer mais do que ausência de doenças. A Constituição de 1988 já fornece um enfoque mais abrangente ao conceito de saúde o qual deixa de ser sinônimo de atividade assistencial e se transforma em modelo de atenção integral à saúde. A saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal. Frente a esse contexto um grupo de universitários da Universidade Federal de Viçosa e da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa em parceria com a Escola Estadual Coronel Amantino Maciel realizou no dia 10 de junho do ano de 2017 uma oficina dinâmica com a participação dos estudantes, pais e familiares intitulada “Saúde na Escola”. Objetivo: Maior articulação no eixo social-acadêmico, desenvolvendo ações que visem a promoção da saúde e a prevenção de agravos, permitindo melhoria do rendimento escolar, recuperação da autoestima, autoconfiança, diminuição dos níveis de absenteísmo e repetência escolar. Descrição das ações: A oficina foi dividida em três momentos, inicialmente teve-se a apresentação dos participantes aos escolares, sendo posteriormente apresentada pelos discentes da Enfermagem uma peça teatral com abordagem visual, teórico-cientifico e dinâmica sobre as doenças crônicas não transmissíveis. Teve-se então a separação dos escolares em quatro grupos de forma aleatória para a continuação da atividade. No segundo momento, as atividades foram realizadas em quatro salas do prédio escolar, sendo uma sala para a Nutrição onde se realizava a mensuração das medidas antropométricos dos alunos, uma para a Enfermagem onde se aferia a pressão arterial, uma para Educação Física onde se realizava alongamento e aquecimento preparando-o para o terceiro momento, e a quarta para a Psicologia, onde foi trabalhada a ansiedade nos estudos e na escola, tendo como intenção instrui-los em como lidar com o seu humor, sono, corpo, comportamento, pensamentos e organização de seus métodos de estudo, com o intuito de diminuir a estresse. E por fim teve-se a realização de uma gincana com perguntas relacionadas aos temas abordados nas quatro salas de exposição. Resultados: A atividade teve como principais resultados uma gama de respostas positivas da escola, havendo um dinamismo das ideias passadas e a sensibilização das crianças, pais e/ou responsáveis, assim como as professoras e diretoras do local de ensino, que se consideram privilegiados com tal trabalho. Conclusão: ocorreu o desenvolvimento de múltiplas competências nos acadêmicos executores e comprovou que a escola é um meio de extremo potencial para a formação social. |