Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8707

ISSN 2237-9045
Instituição Univiçosa- Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Psicologia
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maíla Rodrigues Teixeira
Orientador Adriano de Souza Alves
Outros membros David Martins Campos, Eliza Cristina Clara Alves
Título Reforçamento Positivo e Pareamento para a aquisição e melhoramento de habilidades cognitivo-comportamentais com grupo de crianças, alunas da Apae de Viçosa****
Resumo O presente trabalhado vem sendo realizado em duas salas da APAE de Viçosa- MG, à qual possuem um total de 15 crianças, de 5 a 10 anos de idade, com diferentes tipos de deficiências físicas e/ou intelectual, como por exemplo, o Transtorno do Espectro do Autismo, Síndrome de Down e paralisia cerebral infantil. O trabalho tem como objetivo a utilização do Reforçamento Positivo e Pareamentos para que as crianças possam ter um aumento na eficácia da utilização da escuta (associação e reconhecimento do som), da discriminação de estímulos (reconhecimento de diferentes imagens), fala (sonorização) e comportamentos sociais e desta maneira proporcionando uma melhora na aquisição e melhoramento de habilidades cognitivo-comportamentais. Até o presente momento o trabalho possui três meses de duração, uma vez que, foi proposto a cada mês trabalhar com uma atividade temática com intuito de reforçar o aprendizado do que era sugerido as crianças. No primeiro mês foi trabalhado o aprendizado dos nomes dos mais diversos animais, já no segundo mês foi proposto atividades com objetivo de reconhecimento das vogais de nosso alfabeto e por último, no terceiro mês, a importância dos números de zero a nove. Durante os três meses foram utilizados como materiais um notebook para apresentação de vídeos, imagens impressas em folha A4 para o reforçamento do que era apresentado as crianças nas apresentações áudio/visuais e o pareamento de palavras e números. O pareamento foi utilizado em complemento às imagens apresentadas a eles e para ser realizada a atividade proposta foram recortadas as letras que compunha a palavra que representava a imagem trazida a eles. Para que a atividade fosse completada eles deveriam sobrepor com as letras recortadas as palavra que nomeavam a imagem, devendo sempre completa-la da esquerda para direita, formando assim eles próprios a palavra correspondente a imagem apresentada. Quando os alunos concluíam o objetivo proposto, os estagiários dava o reforço positivo dando-os atenção, elogios, parabenizando-os, como por exemplo, “parabéns”, “muito bem”, “continue assim” deixando-os livres, ao fim de cada atividade bem realizada, para se levantarem de suas carteiras para dançar e se divertirem com os vídeos didáticos trazidos para eles. Os resultados alcançados até o momento são proporcionais ao retorno dado, pois é notável o crescimento da grande maioria das crianças, dado que a cada atividade proposta elas demonstram um grande interesse e uma evolução em sua escuta, discriminação de estímulos, fala e comportamentos sociais. Conclui-se que o trabalho com Reforçamento Positivo e Pareamento para a aquisição e melhoramento de habilidades cognitivo-comportamentais vem sendo de grande valor, ofertando às crianças a possibilidade de se desenvolverem e alcançarem patamares ainda não explorados por elas.
Palavras-chave Reforço Positivo, Pareamento, Deficiências Físicas e/ou Intelectual
Forma de apresentação..... Painel
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