Resumo |
O presente trabalhado vem sendo realizado em duas salas da APAE de Viçosa- MG, à qual possuem um total de 15 crianças, de 5 a 10 anos de idade, com diferentes tipos de deficiências físicas e/ou intelectual, como por exemplo, o Transtorno do Espectro do Autismo, Síndrome de Down e paralisia cerebral infantil. O trabalho tem como objetivo a utilização do Reforçamento Positivo e Pareamentos para que as crianças possam ter um aumento na eficácia da utilização da escuta (associação e reconhecimento do som), da discriminação de estímulos (reconhecimento de diferentes imagens), fala (sonorização) e comportamentos sociais e desta maneira proporcionando uma melhora na aquisição e melhoramento de habilidades cognitivo-comportamentais. Até o presente momento o trabalho possui três meses de duração, uma vez que, foi proposto a cada mês trabalhar com uma atividade temática com intuito de reforçar o aprendizado do que era sugerido as crianças. No primeiro mês foi trabalhado o aprendizado dos nomes dos mais diversos animais, já no segundo mês foi proposto atividades com objetivo de reconhecimento das vogais de nosso alfabeto e por último, no terceiro mês, a importância dos números de zero a nove. Durante os três meses foram utilizados como materiais um notebook para apresentação de vídeos, imagens impressas em folha A4 para o reforçamento do que era apresentado as crianças nas apresentações áudio/visuais e o pareamento de palavras e números. O pareamento foi utilizado em complemento às imagens apresentadas a eles e para ser realizada a atividade proposta foram recortadas as letras que compunha a palavra que representava a imagem trazida a eles. Para que a atividade fosse completada eles deveriam sobrepor com as letras recortadas as palavra que nomeavam a imagem, devendo sempre completa-la da esquerda para direita, formando assim eles próprios a palavra correspondente a imagem apresentada. Quando os alunos concluíam o objetivo proposto, os estagiários dava o reforço positivo dando-os atenção, elogios, parabenizando-os, como por exemplo, “parabéns”, “muito bem”, “continue assim” deixando-os livres, ao fim de cada atividade bem realizada, para se levantarem de suas carteiras para dançar e se divertirem com os vídeos didáticos trazidos para eles. Os resultados alcançados até o momento são proporcionais ao retorno dado, pois é notável o crescimento da grande maioria das crianças, dado que a cada atividade proposta elas demonstram um grande interesse e uma evolução em sua escuta, discriminação de estímulos, fala e comportamentos sociais. Conclui-se que o trabalho com Reforçamento Positivo e Pareamento para a aquisição e melhoramento de habilidades cognitivo-comportamentais vem sendo de grande valor, ofertando às crianças a possibilidade de se desenvolverem e alcançarem patamares ainda não explorados por elas. |