Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8705

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Ciências Sociais
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Edilene de Cássia Jerônimo
Orientador DANIELA LEANDRO REZENDE
Outros membros Angela Magna Oliveira, Rosimar Silva de Freitas, Thaís dos Santos
Título Educação de Jovens e adultos: Limites e Perspectivas
Resumo O presente trabalho tem como objetivo identificar as singularidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, e terá como recorte principal as vivências e aprendizados estabelecidos na pesquisa realizada na Escola Estadual Santa Rita de Cássia e no Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) Doutor Altamiro Saraiva, no primeiro período letivo de 2017. A pesquisa teve como propósito obter informações amplas sobre as instituições de ensino, as didáticas de aulas, o ponto de vista dos alunos sobre a metodologia de ensino, verificar quais motivos os a escolher esta modalidade e identificar e confrontar dados bibliográficos e a realidade existente no ensino de Sociologia da EJA no ensino médio. A pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando para tal, além da revisão de literatura, entrevistas com docentes, estudantes, supervisores, e observação. Através dos dados levantados e das observações realizadas, verificamos a importância do professor identificar e conhecer a realidade dos alunos da EJA, estabelecendo assim melhores formas de ensinar e a partir de quais perspectivas trabalhar os temas que comtemplam a disciplina de Sociologia. Na pesquisa foi identificada a importância de fazer a avaliação processual do aluno para incentivá-lo aos estudos. No ensino da EJA as metodologias diferenciadas de ensino-aprendizagem, associadas à vida cotidiana do educando, são necessárias para garantir que o processo educativo ocorra de forma a facilitar o aprendizado. Deve-se incentivar a continuidade dos estudos para evitar a evasão, valorizando desta forma seus conhecimentos e habilidades. Concluímos que apesar de haver uma demanda cada vez maior de procura de jovens e adultos para o ensino médio, as instituições não estão totalmente preparadas para atender este público, oferecendo a eles uma educação de qualidade que possa suprir todas as necessidades não somente educacionais, mas também para autoafirmação destes sujeitos quanto ser social e a própria elevação da autoestima dos mesmos.
Palavras-chave Educação de Jovens e Adultos, Ensino, Sociologia
Forma de apresentação..... Painel
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