Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo identificar as singularidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, e terá como recorte principal as vivências e aprendizados estabelecidos na pesquisa realizada na Escola Estadual Santa Rita de Cássia e no Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) Doutor Altamiro Saraiva, no primeiro período letivo de 2017. A pesquisa teve como propósito obter informações amplas sobre as instituições de ensino, as didáticas de aulas, o ponto de vista dos alunos sobre a metodologia de ensino, verificar quais motivos os a escolher esta modalidade e identificar e confrontar dados bibliográficos e a realidade existente no ensino de Sociologia da EJA no ensino médio. A pesquisa foi de cunho qualitativo, utilizando para tal, além da revisão de literatura, entrevistas com docentes, estudantes, supervisores, e observação. Através dos dados levantados e das observações realizadas, verificamos a importância do professor identificar e conhecer a realidade dos alunos da EJA, estabelecendo assim melhores formas de ensinar e a partir de quais perspectivas trabalhar os temas que comtemplam a disciplina de Sociologia. Na pesquisa foi identificada a importância de fazer a avaliação processual do aluno para incentivá-lo aos estudos. No ensino da EJA as metodologias diferenciadas de ensino-aprendizagem, associadas à vida cotidiana do educando, são necessárias para garantir que o processo educativo ocorra de forma a facilitar o aprendizado. Deve-se incentivar a continuidade dos estudos para evitar a evasão, valorizando desta forma seus conhecimentos e habilidades. Concluímos que apesar de haver uma demanda cada vez maior de procura de jovens e adultos para o ensino médio, as instituições não estão totalmente preparadas para atender este público, oferecendo a eles uma educação de qualidade que possa suprir todas as necessidades não somente educacionais, mas também para autoafirmação destes sujeitos quanto ser social e a própria elevação da autoestima dos mesmos. |