Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8695

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Estatística
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Janailton do Carmo Soares
Orientador SILVANE GUIMARAES SILVA GOMES
Outros membros HENRIQUE MOREIRA MAZETTI, Jéssica de Souza Diniz, Renan Rocha Ribeiro, Vanessa Veiga de Souza
Título Desenvolvimento e aplicação de videoaulas na disciplina est 103 – elementos de estatística
Resumo Este trabalho foi realizado pelos estudantes da disciplina PRE 408 - TICs na Prática Docente na Modalidade Semipresencial da Universidade Federal de Viçosa, do semestre 2017/I, cuja elaboração buscou contemplar os paradigmas da prática docente no processo de ensino-aprendizagem aliado ao avanço das tecnologias de informação e comunicação na esfera acadêmica.
Em diálogo com os professores, foi traçado o nosso objeto de pesquisa: auxiliar por meio de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) alguma disciplina de massa da UFV que, por sua vez, apresentasse alto índice de reprovação. Por experiência pessoal de alguns estudantes da própria equipe do projeto, foi destacada a disciplina EST 103 – Elementos de Estatística e o conteúdo de sua segunda avaliação sobre Probabilidade, pois esta apresenta ser a maior dificuldade entre os alunos.
Com isso, utilizando-se o método qualitativo, fomos a campo para a aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas com os estudantes e professores da disciplina EST 103, a fim de levantar dados iniciais sobre o problema. A partir disso, elaborou-se, como proposta de solução, a produção de videoaulas que apresentassem resolução de exercícios e explicação teórica sobre parte do conteúdo de Probabilidade. As videoaulas foram disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem PVANet, para mediação dos conteúdos e recursos didáticos desenvolvidos pela equipe de trabalho.
Para avaliação das videoaulas produzidas, foram aplicados questionários qualitativos de feedback aos alunos da disciplina EST 103, antes da divulgação das notas da segunda avaliação.
Os resultados obtidos indicaram grande satisfação acerca dos conteúdos e funcionalidade das videoaulas, que ajudaram de forma significativa no esclarecimento da aplicação da Estatística no curso dos alunos. Alguns estudantes mostraram dificuldade ou desinteresse em utilizar as videoaulas, o que deve ser tomado como um desafio a ser enfrentado. Também foram sugeridas melhorias como a implementação de mais exercícios, conteúdos diversificados e a permanência destes recursos para os próximos períodos. Além disso, a análise das notas em EST 103 dos últimos cinco anos indicou que as videoaulas contribuíram para um aumento efetivo nas notas dos estudantes.
Assim, conclui-se que este trabalho atingiu seu objetivo ao contribuir com a melhora de desempenho dos alunos da disciplina EST 103. É importante ressaltar, ainda, que o papel dos professores da disciplina foi essencial neste processo e que foi possível observar uma participação efetiva dos alunos ao utilizar o recurso didático proposto.
Palavras-chave Ensino-aprendizagem, Videoaulas, Probabilidade.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.