Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8689

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Rita de Cássia de Souza Paula
Orientador WANIA MARIA GUIMARAES LACERDA
Título A construção da excelência acadêmica de estudantes da UFV: o caso de graduados premiados
Resumo A Universidade Federal de Viçosa distingue, desde o ano de 1976, com a concessão da Medalha Presidente Bernardes, nas modalidades ouro e prata, os estudantes de graduação que obtiveram coeficiente de rendimento acumulado igual a superior a 91 e 85 pontos, respectivamente ou os maiores coeficientes dentre seus pares. No ano de 2016 foram laureados 63 estudantes. Esta pesquisa, voltando-se para a construção dos percursos escolares de excelência, tem como objetivo conhecer, descrever e analisar o processo de construção da excelência acadêmica de estudantes socialmente desfavorecidos, laureados na UFV, no ano de 2016, pelo alto desempenho acadêmico. A geração dos dados da pesquisa se dará em duas etapas. A primeira etapa, em desenvolvimento, consiste no trabalho com os dados secundários, obtidos junto à Diretoria de Registro Escolar da UFV, sobre os cursos de origem; o sexo; a idade ao concluir o curso de graduação; o tipo de estabelecimento de ensino médio frequentado e a origem geográfica dos estudantes premiados nos últimos cinco anos na UFV. Na segunda etapa da pesquisa, serão gerados dados por meio de entrevistas semiestruturadas sobre os percursos escolares, a escolha do curso superior e a vivência acadêmica na UFV, especialmente no que se refere às práticas de estudo de quatro graduados laureados no ano de 2016, pertencentes às camadas populares. Na seleção desses sujeitos buscar-se-á assegurar que sejam representados um estudante de cada Centro de Ciências, homens e mulheres e que frequentaram estabelecimentos de ensino médio públicos e privados. Os dados parciais analisados indicam que a maior parte (60%) dentre os laureados são mulheres, no período considerado. Quanto ao tipo de estabelecimento de ensino médio frequentado, a distribuição entre estabelecimentos privados e públicos encontra-se equilibrada. No entanto, ao se observar o tipo de estabelecimento de ensino médio frequentado e os cursos de graduação frequentados, observa-se a concentração, nos cursos que integram o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, de estudantes com alto desempenho que frequentaram estabelecimentos públicos estaduais. Os dados sobre a faixa etária dos estudantes ao concluir o curso de graduação, indicam que a maioria ingressou na UFV na idade considerada modal, ou seja, em torno de 18 anos.
Palavras-chave Excelência Acadêmica, Aprendizagem na Educação Superior, Afiliação Intelectual à Universidade
Forma de apresentação..... Painel
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