Resumo |
A Universidade Federal de Viçosa distingue, desde o ano de 1976, com a concessão da Medalha Presidente Bernardes, nas modalidades ouro e prata, os estudantes de graduação que obtiveram coeficiente de rendimento acumulado igual a superior a 91 e 85 pontos, respectivamente ou os maiores coeficientes dentre seus pares. No ano de 2016 foram laureados 63 estudantes. Esta pesquisa, voltando-se para a construção dos percursos escolares de excelência, tem como objetivo conhecer, descrever e analisar o processo de construção da excelência acadêmica de estudantes socialmente desfavorecidos, laureados na UFV, no ano de 2016, pelo alto desempenho acadêmico. A geração dos dados da pesquisa se dará em duas etapas. A primeira etapa, em desenvolvimento, consiste no trabalho com os dados secundários, obtidos junto à Diretoria de Registro Escolar da UFV, sobre os cursos de origem; o sexo; a idade ao concluir o curso de graduação; o tipo de estabelecimento de ensino médio frequentado e a origem geográfica dos estudantes premiados nos últimos cinco anos na UFV. Na segunda etapa da pesquisa, serão gerados dados por meio de entrevistas semiestruturadas sobre os percursos escolares, a escolha do curso superior e a vivência acadêmica na UFV, especialmente no que se refere às práticas de estudo de quatro graduados laureados no ano de 2016, pertencentes às camadas populares. Na seleção desses sujeitos buscar-se-á assegurar que sejam representados um estudante de cada Centro de Ciências, homens e mulheres e que frequentaram estabelecimentos de ensino médio públicos e privados. Os dados parciais analisados indicam que a maior parte (60%) dentre os laureados são mulheres, no período considerado. Quanto ao tipo de estabelecimento de ensino médio frequentado, a distribuição entre estabelecimentos privados e públicos encontra-se equilibrada. No entanto, ao se observar o tipo de estabelecimento de ensino médio frequentado e os cursos de graduação frequentados, observa-se a concentração, nos cursos que integram o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, de estudantes com alto desempenho que frequentaram estabelecimentos públicos estaduais. Os dados sobre a faixa etária dos estudantes ao concluir o curso de graduação, indicam que a maioria ingressou na UFV na idade considerada modal, ou seja, em torno de 18 anos. |