Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8688

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Mara Gabriele Fonseca Pinto
Orientador ANDRE LUIZ LOPES DE FARIA
Outros membros Luciana Alves da Silva, Marcio Augusto Costa Duarte, Vania Machado
Título Geografia e água: novas formas de se pensar o uso da água - um caso particular na produção de alimentos.
Resumo Esta pesquisa trabalhou com os alunos do ensino fundamental, da Escola Estadual Santa Rita de Cássia do 5°e 6° anos. Aliou-se conteúdos de Geografia com o uso da água, importante recurso natural, essencial para vida e atividades comerciais.Sua utilização pretérita e presente tem possibilitado, o aparecimento de inúmeros problemas, dentre eles destacamos: poluição por efluentes domésticos e industriais; diminuição em sua quantidade por alteração no ciclo hidrológico; contaminação por defensivos agrícolas; desmatamento, dentre outros. A busca por novas posturas frente a utilização deste importante recurso deve ser imediata, para que não comprometemos seu uso futuro e nem as relações ecológicas necessárias para a vida. As metodologias adotadas nesta pesquisa forma: aulas expositivas; vídeos e atividades práticas. Nas aulas procurou-se abordar temas como: desperdício, ciclo hidrológico, relação água/vegetação/solo, crescimento urbano; atividades industriais e agrícolas e sua relação com o consumo e diminuição da água potável no planeta. Estes temas nortearam a realização de experimentos em sala de aula e viagens de campo em áreas de interesse no município. Neste caso, os alunos do 5° ano visitaram o ISA Viçosa- (Instituto Socioambiental de Viçosa) e os alunos do 6° ano visitaram o Laticínios Funarbe.As visitas técnicas foram importantes para que os conteúdos abordados fossem discutidos na prática.Na primeira visita discutiu-se métodos de produção sem a utilização de defensivos químicos. No Laticínio discutiu-se a produção industrial, sua relação com a água e os efluentes gerados.No encerramento do projeto os alunos apresentaram poesias e paródias em que o tema foi a água e as múltiplas abordagens desta temática. Constatou-se que os alunos ainda ficaram limitados em pensar sobre a utilização da água no que diz respeito ao desperdício e não nas relações ecológicas envolvidas, ou seja, uma visão integrada do ambiente. A ideia é a continuação deste projeto em outras séries, tanto nesta Escola, quanto em outras da rede pública do Município de Viçosa.
Palavras-chave Água, Geografia, Consumo
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.