Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8685

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Carla Elisia de Souza
Orientador MARCELLA FERRONI GOUVEIA
Outros membros CAMILA MENDES DOS PASSOS, Lais Soares Santos, Mickaela Cunha Monteiro, Raíssa Teixeira Rodrigues, Tayse Brandão Carneiro
Título Sexualidade na adolescência: atividades educativas como estratégia de promoção da saúde na escola sob visão do aluno
Resumo INTRODUÇÃO: A adolescência é uma fase da vida caracterizada por inúmeras mudanças, desenvolvimento das características físicas, processo de maturação cognitiva, social e emocional. Cronologicamente, é o período da vida situado entre, aproximadamente, 10 e 19 anos de idade. Vivenciar a sexualidade é uma das experiências de maior repercussão na vida do adolescente associado ao surgimento de dúvidas, as quais na maioria das vezes não são discutidas e esclarecidas. Diante disso, reforça-se que o ambiente escolar é um espaço de interação social que influencia o comportamento dos jovens, sendo um meio favorável para a promoção da saúde desses indivíduos, uma vez que permite que os adolescentes desenvolvam o seu pensamento crítico. Nesta perspectiva, atividades educativas representam potenciais estratégias de promoção à saúde dos adolescentes. OBJETIVO: Relatar a experiência da realização de atividades educativas com adolescentes e a opinião destes com relação às atividades em uma escola pública de município de Viçosa, Minas Gerais. METODOLOGIA: O presente trabalho descreve sob um olhar qualitativo, aspectos vivenciados e observados durante a realização das atividades educativas realizadas por integrantes do projeto de extensão Ações de Prevenção e Promoção a Saúde (APPAS), vinculado ao PROEXT. Em sua atuação, são abordadas práticas educativas em sala de aula, temas relacionados à sexualidade na adolescência, conhecimento do corpo e seu desenvolvimento, gênero, reprodução, sexo, métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis, de forma dinâmica e criativa, facilitando a participação dos adolescentes. RESULTADOS: Foram realizadas atividades educativas com alunos entre 10 e 16 anos, que demonstraram interesse em temas de sexualidade e as questões que a envolvem. Observou-se a carência de conhecimentos sobre o assunto e muitas informações errôneas ou distorcidas, adquiridas pela internet. Além disso, as atividades têm por objetivo realizar promoção em saúde e prevenção de possíveis agravos, como as doenças sexualmente transmissíveis, que atualmente acometem grande parte da população adolescente. Alguns alunos escreveram a importância da atuação do projeto na escola, o quanto aprenderam a conhecer o corpo, como a forma metodologia de ensino contribuiu no aprendizado. Houve relatos de alunos, que não utilizavam o preservativo, e que após as atividades educativas compreenderam a significativa importância da utilização do preservativo. CONCLUSÃO: Evidenciou-se a necessidade de atividades de promoção a saúde na escola, pois, é na adolescência que a “identidade” está sendo construída, mudanças estão ocorrendo, momento em que precisam de apoio, compreensão, suporte afetivo e de espaços para questionamentos, reflexões e diálogos. É importante ressaltar que a educação sexual deve ser abordada pela escola, em conjunto com a família e a rede de saúde seguindo uma mesma linguagem, favorecendo o desenvolvimento crítico-reflexivo do adolescente.
Palavras-chave Sexualidade, Adolescente, Atividade Educativa
Forma de apresentação..... Painel
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