Resumo |
INTRODUÇÃO: A adolescência é uma fase da vida caracterizada por inúmeras mudanças, desenvolvimento das características físicas, processo de maturação cognitiva, social e emocional. Cronologicamente, é o período da vida situado entre, aproximadamente, 10 e 19 anos de idade. Vivenciar a sexualidade é uma das experiências de maior repercussão na vida do adolescente associado ao surgimento de dúvidas, as quais na maioria das vezes não são discutidas e esclarecidas. Diante disso, reforça-se que o ambiente escolar é um espaço de interação social que influencia o comportamento dos jovens, sendo um meio favorável para a promoção da saúde desses indivíduos, uma vez que permite que os adolescentes desenvolvam o seu pensamento crítico. Nesta perspectiva, atividades educativas representam potenciais estratégias de promoção à saúde dos adolescentes. OBJETIVO: Relatar a experiência da realização de atividades educativas com adolescentes e a opinião destes com relação às atividades em uma escola pública de município de Viçosa, Minas Gerais. METODOLOGIA: O presente trabalho descreve sob um olhar qualitativo, aspectos vivenciados e observados durante a realização das atividades educativas realizadas por integrantes do projeto de extensão Ações de Prevenção e Promoção a Saúde (APPAS), vinculado ao PROEXT. Em sua atuação, são abordadas práticas educativas em sala de aula, temas relacionados à sexualidade na adolescência, conhecimento do corpo e seu desenvolvimento, gênero, reprodução, sexo, métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis, de forma dinâmica e criativa, facilitando a participação dos adolescentes. RESULTADOS: Foram realizadas atividades educativas com alunos entre 10 e 16 anos, que demonstraram interesse em temas de sexualidade e as questões que a envolvem. Observou-se a carência de conhecimentos sobre o assunto e muitas informações errôneas ou distorcidas, adquiridas pela internet. Além disso, as atividades têm por objetivo realizar promoção em saúde e prevenção de possíveis agravos, como as doenças sexualmente transmissíveis, que atualmente acometem grande parte da população adolescente. Alguns alunos escreveram a importância da atuação do projeto na escola, o quanto aprenderam a conhecer o corpo, como a forma metodologia de ensino contribuiu no aprendizado. Houve relatos de alunos, que não utilizavam o preservativo, e que após as atividades educativas compreenderam a significativa importância da utilização do preservativo. CONCLUSÃO: Evidenciou-se a necessidade de atividades de promoção a saúde na escola, pois, é na adolescência que a “identidade” está sendo construída, mudanças estão ocorrendo, momento em que precisam de apoio, compreensão, suporte afetivo e de espaços para questionamentos, reflexões e diálogos. É importante ressaltar que a educação sexual deve ser abordada pela escola, em conjunto com a família e a rede de saúde seguindo uma mesma linguagem, favorecendo o desenvolvimento crítico-reflexivo do adolescente. |