Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8684

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Camila Gomes Santos Moraes
Orientador MARINA SILVA DE LUCCA
Outros membros BRUNO DAVID HENRIQUES, Camila Vidotti Castro Corrêa, Marina Silva Alves, Walmer Cardoso de Oliveira Júnior
Título Prevenção e Interveção ao uso de Álcool e Drogas em Crianças na Primeira Infância
Resumo (Introdução) O uso de álcool e drogas ilícitas é deletério para a neurofisiologia humana, principalmente em jovens. Ele se configura como um problema de saúde pública que gera transtornos físicos, mentais e sociais. Em geral, o primeiro contato com os entorpecentes dá-se ainda na infância, principalmente em situações de ambiente familiar caótico. Estima-se que cerca de 3% dos adolescentes no ensino médio façam uso nocivo de álcool, e que 52,8% tiveram a bebida oferecida pela primeira vez por parentes e 39,3% por amigos. (Objetivo) tendo em vista esse quadro, o trabalho pretende elaborar e aplicar uma intervenção na primeira infância para prevenção do uso de álcool e drogas.

(Descrição das ações realizadas) Até o momento foi feita uma revisão de literatura sobre o uso de álcool e drogas em crianças e adolescentes e de intervenções em cada faixa etária nas bases PubMED, BVS, e nas publicações da Organização Mundial da Saúde, sendo selecionado para a realização do trabalho os materiais que se limitavam à primeira infância, ou seja, 0 a 5 anos e também materiais que servissem de auxílio para elaboração da abordagem. Foram discutidas propostas que envolvessem as crianças e os pais, que fossem lúdicas e de fácil compreensão para o universo infantil mas, que ainda sim, permitissem não apenas um processo de informação, mas de conscientização da criança e do adulto.

(Resultados alcançados até o momento) O material levantado permitiu ao grupo (PREVIDA) avaliar e discutir intervenções que fossem adequadas para o contexto infantil e para a realidade brasileira. Além disso, a elaboração de uma proposta de abordagem para aplicação nas crianças atendidas no ambulatório de ensino de Psiquiatria da infância e adolescência da UFV, já está sendo finalizada.Esta proposta visa fortalecer o vínculo das crianças com seus pais ou responsáveis, a qual possui evidência de ajudar na prevenção do uso de álcool e drogas.

(Conclusão) O uso de álcool e drogas é um problema de saúde pública, cujas medidas de prevenção devem começar ainda na primeira infância. Espera-se que a proposta de intervenção em elaboração impacte de forma efetiva na prevenção ao uso de álcool e drogas na primeira infância. Deseja-se a ação seja aplicada ainda no segundo semestre de 2017.
Palavras-chave Uso de Álcool e Drogas, Infânica e Adolescência,
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.