Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8683

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Medicina
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laís Rodrigues Maffia
Orientador BRUNNELLA ALCANTARA CHAGAS DE FREITAS
Outros membros Arthur Melo Vieira Soares, Daniel Demétrio Magalhães, Luiza Braga Figueiredo
Título Crescimento, desenvolvimento e condições de saúde dos prematuros de Viçosa-MG e Região de Saúde
Resumo Introdução: o acompanhamento de crianças prematuras é preocupação crescente da equipe de saúde, visto que elas requerem atenção especializada em centro de referência. Apesar dos avanços na redução de sua mortalidade no período neonatal, ainda são escassos os dados sobre a evolução dessas crianças nos primeiros anos de vida, visto que no Brasil há poucos serviços de referência para prematuros.
Objetivos: criar e atualizar um banco de dados para analisar a evolução clínica e laboratorial de crianças prematuras, visando nortear estratégias de atenção à sua saúde, no sentido de prevenção, promoção, tratamento e recuperação de agravos.
Materiais e métodos: o Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE), antigo Centro Viva Vida, inaugurado em 2010, é referência para acompanhamento multiprofissional de crianças prematuras de Viçosa-MG e Região de Saúde e atualmente acompanha 190 crianças. A assistência à saúde é realizada por pediatra, fisioterapeuta, nutricionista, enfermeira, assistente social e psicóloga, integrando a academia e o serviço, com a participação de professores, preceptores, alunos de graduação em medicina e médicos residentes. O projeto “Crescimento, desenvolvimento e morbidades de lactentes e pré-escolares nascidos pré-termo e/ou com baixo peso ao nascimento” surgiu no ano de 2015 com vistas ao objetivo supracitado. Os alunos de graduação envolvidos na pesquisa coletam os dados obtidos dos prontuários de atendimento e os registram em um questionário eletrônico construído no programa EpiInfo para a análise estatística dos mesmos, sob orientação do professor responsável pela pesquisa.
Resultados: os dados sociodemográficos, perinatais e evolutivos das crianças prematuras acompanhadas no serviço, atualmente 190, estão sendo continuamente registrados e atualizados no programa estatístico EpiInfo, permitindo assim a sua análise descritiva e estudo de associações entre variáveis explicativas e desfechos. Será confeccionado um artigo científico traçando o perfil das crianças prematuras do serviço e analisando os fatores associados a desfechos como doenças e alterações no crescimento e desenvolvimento, permitindo assim a adoção de estratégias para melhorias da saúde dos prematuros e das práticas assistenciais.
Conclusões: o estudo permite, a partir do conhecimento do perfil das crianças prematuras acompanhadas no serviço de referência e fatores associados aos agravos à sua saúde, a adoção de estratégias para melhorias de sua qualidade de vida.
Palavras-chave prematuros, crescimento, desenvolvimento
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.