Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8680

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Matemática
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor JOÃO PEDRO CRUZ COLOMBARI
Orientador PAULO TADEU GANDRA CAMPOS
Título Uma análise dos Conceitos de Matemática Comercial nas Questões do Exame Nacional do Ensino Médio
Resumo Este trabalho é fruto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR), desenvolvido no ano de 2016 e consiste em uma análise das questões de matemática de dezesseis edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período que começa no ano 2009 e se estende até 2015. Destacamos que também pesquisamos as edições deste exame destinadas às pessoas privadas de liberdade (ENEM PPL), além das edições que vazaram e foram reaplicadas em seus respectivos anos, havendo por isso, o número de 16 edições no período de 7 anos acima citado. Iniciamos essa análise, procurado identificar quais questões deste exame apresentam conceitos de Matemática Comercial e como tem sido essa abordagem. Em um segundo momento, nos debruçamos em apontar um grau de relevância a respeito da importância do conhecimento prévio acerca de tais conceitos para obter sucesso na resolução das mesmas. Utilizando a Engenharia Didática de Michele Artigue como metodologia de pesquisa, selecionamos e classificamos tais questões do ENEM e, após aplicação a um grupo de três estudantes das séries finais da Educação básica, analisamos, à luz da Teoria Antropológica do Didático de Yes Chevallard, se o conhecimento e/ou desconhecimento destes conceitos influenciou nas resoluções. Em algumas questões o conhecimento dos conceitos de Matemática Comercial foi dispensável (questões cujos conceitos foram apenas mencionados em seus enunciados), mas em outras foi necessário algum conhecimento prévio a respeito desses conceitos para obter êxito em suas resoluções. Nestes casos foi possível uma análise a partir dos resultados colhidos, mostrando a real importância desses conceitos para a resolução das questões. A partir dessa pesquisa, chegamos à conclusão do projeto, esperando que o presente trabalho possa contribuir ao que tem sido pensado e discutido sobre o tema, além de aguçar novas reflexões em termos de pesquisa e prática docente no que tange ao ENEM e aos conceitos de Matemática Comercial e Educação Financeira.
Palavras-chave Exame Nacional do Ensino Médio, Teoria Antropológica do Didático, Matemática Comercial.
Forma de apresentação..... Painel
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