Resumo |
Este trabalho é fruto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-JR), desenvolvido no ano de 2016 e consiste em uma análise das questões de matemática de dezesseis edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no período que começa no ano 2009 e se estende até 2015. Destacamos que também pesquisamos as edições deste exame destinadas às pessoas privadas de liberdade (ENEM PPL), além das edições que vazaram e foram reaplicadas em seus respectivos anos, havendo por isso, o número de 16 edições no período de 7 anos acima citado. Iniciamos essa análise, procurado identificar quais questões deste exame apresentam conceitos de Matemática Comercial e como tem sido essa abordagem. Em um segundo momento, nos debruçamos em apontar um grau de relevância a respeito da importância do conhecimento prévio acerca de tais conceitos para obter sucesso na resolução das mesmas. Utilizando a Engenharia Didática de Michele Artigue como metodologia de pesquisa, selecionamos e classificamos tais questões do ENEM e, após aplicação a um grupo de três estudantes das séries finais da Educação básica, analisamos, à luz da Teoria Antropológica do Didático de Yes Chevallard, se o conhecimento e/ou desconhecimento destes conceitos influenciou nas resoluções. Em algumas questões o conhecimento dos conceitos de Matemática Comercial foi dispensável (questões cujos conceitos foram apenas mencionados em seus enunciados), mas em outras foi necessário algum conhecimento prévio a respeito desses conceitos para obter êxito em suas resoluções. Nestes casos foi possível uma análise a partir dos resultados colhidos, mostrando a real importância desses conceitos para a resolução das questões. A partir dessa pesquisa, chegamos à conclusão do projeto, esperando que o presente trabalho possa contribuir ao que tem sido pensado e discutido sobre o tema, além de aguçar novas reflexões em termos de pesquisa e prática docente no que tange ao ENEM e aos conceitos de Matemática Comercial e Educação Financeira. |