Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8678

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia Geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Samuel Lucas Brasileiro Silvério
Orientador THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Outros membros Francielle de Fátima Viana Santana, Gabriel Savignon Lorenção, Hiara Cristina Ribeiro Orlando
Título O uso de dinâmicas e paródias para facilitar o diálogo sobre sexualidade no ensino de Ciências: um relato de experiência
Resumo Como alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa fomos inseridos, por meio da disciplina BIO 394 - Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia I, em uma escola pública periférica do município de Viçosa, com intuito de conhecer, compreender, discutir, interpretar e intervir na realidade da escola. Durante as primeiras semanas do estágio foi proposto um período de observação, no qual pudemos vivenciar o trabalho do professor de Ciências em turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. A partir das primeiras semanas de observação fomos solicitados a identificar uma situação problema para estudo na escola, estudá-la e em seguida estruturar uma intervenção na realidade em questão. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar a experiência vivida no estágio. Observamos que os alunos vivenciavam conflitos relacionados à sexualidade e também o extremo desinteresse dos estudantes pelo conteúdo de Ciências lecionado. Tal desinteresse era visível pela pequena participação nas aulas, havendo raramente manifestações dos estudantes, por meio de perguntas, ou participação em discussões propostas pelo professor. A partir disso fizemos entrevistas com os estudantes para aprofundarmos as observações. Essas deram subsídio para a construção da intervenção, buscando associar o conhecimento científico à realidade escolar. Para intervenção nessa realidade foram elaboradas duas dinâmicas e duas paródias. A primeira dinâmica teve o intuito de formar uma teia de barbante que passava por cada aluno ao se apresentar. A ideia era que o aluno percebesse que a teia representaria a ligação entre os estagiários e os alunos, que haviam passado o semestre juntos, e que devido a esta ligação poderiam conversar abertamente sobre o tema da sexualidade. Essa dinâmica foi essencial para favorecer o início do diálogo, tornando o ambiente acolhedor. A segunda dinâmica foi um caça palavras, com palavras que remetiam a uma situação problema que seria lida em seguida. Essas situações eram reais retiradas da rede social Twitter. As discussões envolveram os aspectos problematizados na observação do estágio, desde atração e primeiro beijo até machismo e pressões impostas pela sociedade em que estão inseridos. A dinâmica propiciou um diálogo rico, com participação de muitos dos estudantes, principalmente das meninas que passaram a questionar o machismo e o assédio a que estão expostas cotidianamente. Por fim, foram apresentadas as paródias feitas pelo grupo de estagiários, usando como base o gênero musical Funk, apreciado pelos estudantes, gerando discussões acerca do tema assédio. Percebeu-se que a partir da aula ministrada, em função das estratégias didáticas utilizadas, desencadeou-se uma mudança de comportamento nos adolescentes, principalmente em relação à discussão e participação na aula, propiciando reflexões críticas sobre o tema.
Palavras-chave Dinâmica, paródia, sexualidade
Forma de apresentação..... Painel
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