Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8663

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Outros
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Carolina Macedo Lopes
Orientador VICTOR LUIZ ALVES MOURAO
Outros membros Camila Aparecida Carneiro Fernandes, Daiane Araujo Meireles
Título Mapeamento Local: Levantamento de ações inclusivas na Universidade Federal de Viçosa
Resumo Este trabalho denomina-se Mapeamento Local: Levantamento de ações inclusivas na Universidade Federal de Viçosa e inclui-se como uma das linhas de ação de um projeto maior intitulado Inovar Mais (Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação: ferramenta para elaboração de material didático com aplicativos para acessibilidade). Este tem por objetivo principal o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas acessíveis a estudantes cegos, de baixa visão, surdos e deficientes auditivos. Estas abrangem um dicionário temático da língua brasileira de sinais e um sistema virtual de aprendizagem que serão construídos a fim de possibilitar a acessibilidade e inclusão social de conteúdos didáticos. Tal linha de ação realizou levantamento e análise da utilização de metodologias e materiais tecnológicos inclusivos voltadas para o público alvo do projeto na Universidade Federal de Viçosa. Esta pesquisa foi conduzida por uma perspectiva qualitativa. Adotou-se o processo de mapeamento por redes (BARNES, 1987). Realizou-se um trabalho de campo na instituição, no qual foram feitos contatos e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas com docentes, equipes técnicas e demais pessoas que desenvolveram trabalhos no âmbito da inclusão (MINAYO, 2012). A partir das entrevistas, foi possível encontrar informações relevantes ao processo de elaboração de materiais acessíveis. Além disso, identificou-se as principais características dos materiais didáticos que possuem maior aceitação. Constatou-se que a Universidade Federal de Viçosa conta com uma amplitude de recursos para promover acessibilidade à comunidade acadêmica. Ademais, identificou-se a predominância de ações direcionadas ao público surdo e habilitado em Libras comparado ao público cego e de baixa visão. Há pouca difusão do braille e carência de ações específicas a tal público. Uma hipótese possível se refere ao fato da universidade não possuir alunos cegos. Também foi possível perceber as principais demandas com relação aos recursos metodológicos necessários para inclusão e permanência destes alunos no ensino superior.
Palavras-chave Inovação, metodologias acessíveis, materiais inclusivos.
Forma de apresentação..... Painel
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