| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Outros |
| Setor | Departamento de Ciências Sociais |
| Bolsa | CAPES |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Carolina Macedo Lopes |
| Orientador | VICTOR LUIZ ALVES MOURAO |
| Outros membros | Camila Aparecida Carneiro Fernandes, Daiane Araujo Meireles |
| Título | Mapeamento Local: Levantamento de ações inclusivas na Universidade Federal de Viçosa |
| Resumo | Este trabalho denomina-se Mapeamento Local: Levantamento de ações inclusivas na Universidade Federal de Viçosa e inclui-se como uma das linhas de ação de um projeto maior intitulado Inovar Mais (Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação: ferramenta para elaboração de material didático com aplicativos para acessibilidade). Este tem por objetivo principal o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas acessíveis a estudantes cegos, de baixa visão, surdos e deficientes auditivos. Estas abrangem um dicionário temático da língua brasileira de sinais e um sistema virtual de aprendizagem que serão construídos a fim de possibilitar a acessibilidade e inclusão social de conteúdos didáticos. Tal linha de ação realizou levantamento e análise da utilização de metodologias e materiais tecnológicos inclusivos voltadas para o público alvo do projeto na Universidade Federal de Viçosa. Esta pesquisa foi conduzida por uma perspectiva qualitativa. Adotou-se o processo de mapeamento por redes (BARNES, 1987). Realizou-se um trabalho de campo na instituição, no qual foram feitos contatos e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas com docentes, equipes técnicas e demais pessoas que desenvolveram trabalhos no âmbito da inclusão (MINAYO, 2012). A partir das entrevistas, foi possível encontrar informações relevantes ao processo de elaboração de materiais acessíveis. Além disso, identificou-se as principais características dos materiais didáticos que possuem maior aceitação. Constatou-se que a Universidade Federal de Viçosa conta com uma amplitude de recursos para promover acessibilidade à comunidade acadêmica. Ademais, identificou-se a predominância de ações direcionadas ao público surdo e habilitado em Libras comparado ao público cego e de baixa visão. Há pouca difusão do braille e carência de ações específicas a tal público. Uma hipótese possível se refere ao fato da universidade não possuir alunos cegos. Também foi possível perceber as principais demandas com relação aos recursos metodológicos necessários para inclusão e permanência destes alunos no ensino superior. |
| Palavras-chave | Inovação, metodologias acessíveis, materiais inclusivos. |
| Forma de apresentação..... | Painel |