ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Outros |
Setor |
Departamento de Ciências Sociais |
Bolsa |
CAPES |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Carolina Macedo Lopes |
Orientador |
VICTOR LUIZ ALVES MOURAO |
Outros membros |
Camila Aparecida Carneiro Fernandes, Daiane Araujo Meireles |
Título |
Mapeamento Local: Levantamento de ações inclusivas na Universidade Federal de Viçosa |
Resumo |
Este trabalho denomina-se Mapeamento Local: Levantamento de ações inclusivas na Universidade Federal de Viçosa e inclui-se como uma das linhas de ação de um projeto maior intitulado Inovar Mais (Fomento à inovação para o desenvolvimento e aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação: ferramenta para elaboração de material didático com aplicativos para acessibilidade). Este tem por objetivo principal o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas acessíveis a estudantes cegos, de baixa visão, surdos e deficientes auditivos. Estas abrangem um dicionário temático da língua brasileira de sinais e um sistema virtual de aprendizagem que serão construídos a fim de possibilitar a acessibilidade e inclusão social de conteúdos didáticos. Tal linha de ação realizou levantamento e análise da utilização de metodologias e materiais tecnológicos inclusivos voltadas para o público alvo do projeto na Universidade Federal de Viçosa. Esta pesquisa foi conduzida por uma perspectiva qualitativa. Adotou-se o processo de mapeamento por redes (BARNES, 1987). Realizou-se um trabalho de campo na instituição, no qual foram feitos contatos e, posteriormente, entrevistas semiestruturadas com docentes, equipes técnicas e demais pessoas que desenvolveram trabalhos no âmbito da inclusão (MINAYO, 2012). A partir das entrevistas, foi possível encontrar informações relevantes ao processo de elaboração de materiais acessíveis. Além disso, identificou-se as principais características dos materiais didáticos que possuem maior aceitação. Constatou-se que a Universidade Federal de Viçosa conta com uma amplitude de recursos para promover acessibilidade à comunidade acadêmica. Ademais, identificou-se a predominância de ações direcionadas ao público surdo e habilitado em Libras comparado ao público cego e de baixa visão. Há pouca difusão do braille e carência de ações específicas a tal público. Uma hipótese possível se refere ao fato da universidade não possuir alunos cegos. Também foi possível perceber as principais demandas com relação aos recursos metodológicos necessários para inclusão e permanência destes alunos no ensino superior. |
Palavras-chave |
Inovação, metodologias acessíveis, materiais inclusivos. |
Forma de apresentação..... |
Painel |