Resumo |
A carência de professores licenciados para atuar em algumas áreas disciplinares do ensino médio vem sendo objeto de discussão.Os principais motivos para não se fazer Licenciatura relatado por estudantes do ensino médio, é o salário, as condições de trabalho e a instabilidade. O fato curioso é que embora existam muitos motivos para não ingressar em um curso de Licenciatura, é cada dia mais comum profissionais que não possuem formação acadêmica em Licenciatura, abandonarem a sua profissão e ingressar na carreira de educador, e isto acaba comprometendo o processo de ensino aprendizagem. A graduação em Licenciatura, oferece ao estudante conhecimento, promove capacitação e experiência em sala de aula, são estudados não apenas o conhecimento teórico e específico da área escolhida, mas também técnicas, metodologias e estratégias de sala de aula que possibilitam uma aprendizagem interessante e aplicável no cotidiano. No caso da matemática o professor á capaz de aplicar os conceitos de Etnomatemática em sala de aula, de modo a tornar a matemática, interessante, desafiadora e próxima da realidade dos alunos.Este trabalho tem como objetivo a realização de uma pesquisa para mapear a situação quanto a demanda por professores de Física e matemática na cidade de Muriaé. Tal estudo será uma referência para a interpretação do cenário quanto as políticas públicas de contratação de professores de física e matemática na região. Para a coleta dos dados será feito contato direto com as escolas, através de email, telefone e visita presencial. Na secretaria de estado da educação ou através da pagina eletrônica da mesma, fazer levantamento dos endereços físico e eletrônico e telefone das instituições a serem incluídas na pesquisa. Primeiramente, será realizado o envio de uma mensagem, via correio eletrônico, solicitando o número de aulas de física e matemática na escola, o número de professores habilitados em física e matemática dentro e fora da sala de aula e o número de professores não habilitados em física e matemática em sala de aula. Não havendo retorno no caso de algumas escolas, um segundo contato por telefone será realizado e uma visita para solicitar a permissão do levantamento dos dados. Após a coleta e formatação dos dados adquiridos esses serão inseridos em software para a construção de tabelas e gráficos para análise da real situação do corpo docente da cidade de Muriaé-MG |