Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8660

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação Física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Júlia Zanúncio Araujo
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Elizângela Fernandes Ferreira, Jaqueline Salgado Lopes, Joel Alves Rodrigues, Leonardo Silvério de Lana
Título Treinamento de força e treinamento funcional para indivíduos com deficiência física: relato de experiência do projeto fortalecer
Resumo Introdução: O Fortalecer, criado no ano de 2006, consiste em um projeto de extensão vinculado ao PROAFA (Programa de Atividade Física Adaptada) que aplica o treinamento de força e o treinamento funcional para indivíduos adultos, de ambos os sexos, com deficiência física. O projeto ocorre no laboratório de força do Departamento de Educação Física, na Universidade Federal de Viçosa. Objetivo: Trabalhar a consciência corporal e a melhoria da funcionalidade após a aquisição da deficiência física. Principais ações: São realizadas três intervenções por semana, com uma hora de duração cada, onde são ministrados exercícios previamente estruturados em fichas individuais, além de alongamentos e aquecimento. No caso dos alunos com lesão medular (LM) os alongamentos dos membros inferiores são acompanhados de massagem para auxiliar o retorno venoso e o aquecimento é realizado prioritariamente ao sol, devido ao alto risco de osteoporose neste público. Levando em conta as especificidades dos indivíduos e o grau da lesão que apresentam, as intervenções possuem características tanto do treinamento de força, quanto de treinamento funcional. Além disso, os alunos são constantemente motivados a se tornarem cada vez mais independentes e autônomos quanto à sua vida pessoal. Resultados: Identificou-se, a partir de relatos dos alunos e da percepção dos professores, que nos indivíduos com LM houve a melhora da transferência da cadeira de rodas para locais diversos e vice-versa e maior disposição para as atividades do dia a dia. Percebeu-se também a aquisição de massa muscular, de consciência sobre o corpo e suas possibilidades com a deficiência e de uma maior busca e necessidade, por parte dos alunos, de uma vida mais movimentada e sociável depois do início das atividades no projeto. Conclusão: O treinamento funcional e o treinamento de força são ferramentas importantes que podem melhorar diversos aspectos da vida do deficiente físico, como a independência, a consciência corporal, a autoestima e a sociabilidade.
Palavras-chave Deficiência Física, Treinamento de Força, Treinamento Funcional
Forma de apresentação..... Oral
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