Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8654

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Arquitetura e Urbanismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Marianna Auxiliadora Dias Martins
Orientador ANDRESSA CARMO PENA MARTINEZ
Título O uso da máquina de corte a laser no processo digital de projeto arquitetônico
Resumo O avanço dos sistemas de projeto auxiliado por computador possibilitaram o alcance de novos níveis de automatização, desempenho e customização, gerando uma grande mudança no modo de pensar e produzir arquitetura. Igualmente, a chance de se utilizar modelos geométricos digitais diretamente para a produção de artefatos físicos, tornou a produção de maquetes e protótipos uma atividade cada vez mais intrínseca ao processo de projeto, estabelecendo uma relação direta entre concepção e visualização e viabilizando a reprodução de formas cada vez mais complexas. Este trabalho tem por objetivo a otimização e sistematização do uso do equipamento de prototipagem rápida disponível no Nó.Lab - Laboratório de Modelagem Digital, através da produção de modelos físicos em diferentes escalas e em colaboração com outros pesquisadores, além da produção de um manual para alunos e professores do DAU/UFV, de forma a promover o intercâmbio de informações. A princípio, seria utilizada uma máquina de corte a laser, com a qual o laboratório foi contemplado no edital 01/2015 pela FAPEMIG. Entretanto, como ela permanece em processo de compra pela FUNARBE, trabalhou-se com a impressora 3D modelo CubeX Duo, adquirida em 2014, cuja matéria prima é o filamento termoplástico. Tendo a bolsista familiaridade com o equipamento e suas limitações, o trabalho principiou-se com o levantamento de alternativas ao software de fatiamento da máquina, em busca de um maior controle dos parâmetros de impressão e da redução de problemas de qualidade apresentados. A partir disso, chegou-se ao software livre KISSlicer, sendo feita a partir dele uma série de testes com diferentes configurações e modelos digitais para formação de uma metodologia de uso do equipamento. Ademais, houve a integração com outros projetos de pesquisa, a partir da confecção de maquetes arquitetônicas para o projeto “Otimização multiobjetiva das dimensões dos ambientes de uma residência unifamiliar baseada em simulação energética e estrutural”, coordenado pela professora Joyce Carlo, bem como da produção de corpos de prova e conectores para simulação de desempenho estrutural, para o projeto JAM! do Nó.Lab, juntamente com os grupos de pesquisa Algo+ritmo/UFMS e Nomads/USP-São Carlos. Paralelamente, está sendo realizado o ordenamento dos resultados obtidos nas impressões em tabelas, bem como dos materiais consultados e também a produção de material didático para tutoriais em vídeo, disponibilizados para futuros usuários. Os resultados referem-se à melhoria da qualidade de impressão a partir da compreensão do papel dos parâmetros disponíveis no KISSlicer e de sua manipulação, gerando artefatos físicos complexos, precisos e em tempo reduzido. Destaca-se também a importância dos processos colaborativos para o aumento da visibilidade e compreensão das tecnologias de prototipagem rápida dentro do meio acadêmico, bem como da capacitação dos jovens arquitetos com relação a esta poderosa ferramenta de projeto.
Palavras-chave prototipagem rápida, fabricação digital, processos de projeto
Forma de apresentação..... Painel
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