Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8652

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Tayse Brandão Carneiro
Orientador MARCELLA FERRONI GOUVEIA
Outros membros CAMILA MENDES DOS PASSOS, Carla Elisia de Souza, Lais Soares Santos, Mickaela Cunha Monteiro, Raíssa Teixeira Rodrigues
Título Ações de promoção da saúde e prevenção de agravos em adolescentes: um diálogo entre o lúdico, o gênero e a sexualidade
Resumo Introdução: A adolescência é um período em que são identificadas mudanças físicas, psíquicas e sociais. A necessidade de autoafirmação na sociedade torna os adolescentes cada vez mais susceptíveis a fatores de riscos existentes, como uso de álcool e drogas, alimentação não saudável e estilo de vida sedentário, relação sexual precoce, muitas vezes desprotegida. Este tema tem sido abordado em muitas pesquisas que constatam o crescente número de casos de ISTs/AIDS e gravidez na adolescência. Neste sentido, constata-se o quanto é relevante e necessário discutir o tema sexualidade com essa população. Ações de promoção da saúde e prevenção de agravos em adolescentes: um diálogo entre o lúdico, o gênero e a sexualidade é um projeto de extensão do Departamento de Medicina e Enfermagem, da Universidade Federal de Viçosa, que possui atividades permanentes voltadas para promoção da saúde de adolescentes. Objetivo: Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de agravos com adolescentes de escolas públicas do município de Viçosa/MG. Ações: O projeto, atualmente, é desenvolvido na Escola Municipal Ministro Edmundo Lins com adolescentes de 10 a 19 anos de idade. São realizadas consultas de Enfermagem apenas com estudantes do sexo feminino, e em sala de aula, atividades que abordam temas variados, como gravidez na adolescência, violência e violência contra a mulher, infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos Resultados: Foi relatada pelos participantes uma maior adesão ao uso de preservativos, maior conhecimento e autonomia sobre o corpo, e também foi observado nas atividades que o uso de jogos e dinâmicas facilitou o aprendizado. Foram realizadas aproximadamente 70 consultas de enfermagem. Nessas são aplicadas questionários semiestruturados, sobre questões socioeconômicas, de sexualidade e saúde reprodutiva; é analisado cartão de vacina, e caso esteja desatualizado, as meninas são encaminhadas à policlínica da cidade; é realizado exame físico, com medidas antropométricas e sinais vitais, orientações e intervenções de enfermagem, se necessário. Caso seja identificada qualquer alteração orgânica e/ou comportamental, as adolescentes são encaminhadas a Estratégia de Saúde da Família e os pais são comunicados. Durante o desenvolvimento do projeto foi possível intervir de forma positiva em casos de violência sexual, problemas relacionados ao ciclo menstrual e a relações sexuais. Conclusão: Na adolescência, são adquiridos comportamentos, que em sua maioria, são preservados durante toda vida. Portanto, é o momento mais oportuno para que sejam feitas intervenções pela área da saúde, utilizando as escolas, como oportunidade para abordar os adolescentes. A educação sexual deve ser discutida de forma que os adolescentes façam uma autorreflexão sobre o assunto e se estabeleçam como sujeitos e formadores de pensamentos críticos, no que diz respeito à sexualidade. Dessa forma, observamos a relevância que o projeto possui.
Palavras-chave Sexualidade, Adolescente, Enfermagem
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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