Resumo |
A prática de atividades físicas e esportivas se mostram essenciais para a promoção de uma melhor qualidade de vida e da autonomia de pessoas com déficit intelectual (DI). O futsal, enquanto modalidade esportiva, destaca-se por sua popularidade e facilidade prática, além de benefícios nos aspectos psicomotores. Diante disso, verificou-se o efeito do futsal na aptidão física de pessoas com DI. Foram avaliadas 4 pessoas com DI de ambos os sexos com média de idade 24±5,77 anos participantes do Programa de Atividade Física Adaptada (PROAFA) da Universidade Federal de Viçosa, que acontece uma vez por semana com duração de 90 minutos/dia. Os mesmos foram avaliados nos meses de agosto (t1) e novembro (t2) de 2016 por meio de uma bateria de testes de aptidão física, Projeto Esporte Brasil-PROESP-Br. Este instrumento consiste na realização de tarefas relacionadas ao desempenho esportivo e de saúde, composto por: velocidade (VEL), agilidade (AGL), força de membros superiores (FMS) e inferiores (FMI), aptidão cardiorrespiratória (APC), estimativa de excesso de peso (IMC), resistência muscular localizada (RML) e flexibilidade (FLEX). Os dados foram organizados em planilhas do Excel e analisados por meio do software estatístico SPSS versão 21.0 utilizando a estatística descritiva e o teste T de Student pareado para comparar as médias antes e após a intervenção, adotando nível de significância igual a 5%. Os resultados obtidos mostram que, em todas as variáveis não houve valores significativos, ou seja, que a intervenção não se demonstrou estatisticamente efetiva. Sendo as variáveis, FLEX (cm) (t1: 14,75±17,35; t2: 16,38±20,21; p: 0,926) e RML (repetições) (t1: 17±14,271; t2: 8±10,34; p: 0,434) aquelas que apresentaram maior variabilidade em relação ao desvio padrão e média. Desta forma, considerando-se as condições amostrais do presente estudo, conclui-se parcialmente que o futsal não exerceu efeitos sobre as variáveis avaliadas em pessoas com DI. Sendo assim, vale destacar que esses resultados carecem que mais estudos sejam realizados com maior número de participantes e frequência destes ao longo do projeto. |