Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8642

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação Física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Tays Paiva da Rosa
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Fanny Aparecida Condé Teixeira, Jaqueline Monique Marinho da Silva, Jaqueline Salgado Lopes, Matheus Martins Grossi Costa
Título Efeitos do futsal na aptidão física de pessoas com déficit intelectual
Resumo A prática de atividades físicas e esportivas se mostram essenciais para a promoção de uma melhor qualidade de vida e da autonomia de pessoas com déficit intelectual (DI). O futsal, enquanto modalidade esportiva, destaca-se por sua popularidade e facilidade prática, além de benefícios nos aspectos psicomotores. Diante disso, verificou-se o efeito do futsal na aptidão física de pessoas com DI. Foram avaliadas 4 pessoas com DI de ambos os sexos com média de idade 24±5,77 anos participantes do Programa de Atividade Física Adaptada (PROAFA) da Universidade Federal de Viçosa, que acontece uma vez por semana com duração de 90 minutos/dia. Os mesmos foram avaliados nos meses de agosto (t1) e novembro (t2) de 2016 por meio de uma bateria de testes de aptidão física, Projeto Esporte Brasil-PROESP-Br. Este instrumento consiste na realização de tarefas relacionadas ao desempenho esportivo e de saúde, composto por: velocidade (VEL), agilidade (AGL), força de membros superiores (FMS) e inferiores (FMI), aptidão cardiorrespiratória (APC), estimativa de excesso de peso (IMC), resistência muscular localizada (RML) e flexibilidade (FLEX). Os dados foram organizados em planilhas do Excel e analisados por meio do software estatístico SPSS versão 21.0 utilizando a estatística descritiva e o teste T de Student pareado para comparar as médias antes e após a intervenção, adotando nível de significância igual a 5%. Os resultados obtidos mostram que, em todas as variáveis não houve valores significativos, ou seja, que a intervenção não se demonstrou estatisticamente efetiva. Sendo as variáveis, FLEX (cm) (t1: 14,75±17,35; t2: 16,38±20,21; p: 0,926) e RML (repetições) (t1: 17±14,271; t2: 8±10,34; p: 0,434) aquelas que apresentaram maior variabilidade em relação ao desvio padrão e média. Desta forma, considerando-se as condições amostrais do presente estudo, conclui-se parcialmente que o futsal não exerceu efeitos sobre as variáveis avaliadas em pessoas com DI. Sendo assim, vale destacar que esses resultados carecem que mais estudos sejam realizados com maior número de participantes e frequência destes ao longo do projeto.
Palavras-chave Déficit intelectual, futsal, aptidão física.
Forma de apresentação..... Painel
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