Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8637

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação Física
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, CNPq, FAPEMIG, FUNARBE
Primeiro autor Adriele Campos Moreira
Orientador MIGUEL ARAUJO CARNEIRO JUNIOR
Outros membros FERNANDA KARINA DOS SANTOS, JULIANA SILVEIRA DE FREITAS, Lucas Rogério dos Reis Caldas, Samuel Ribeiro de Araújo
Título Análise da capacidade cognitiva de idosas participantes de um projeto de ginástica
Resumo Introdução: O número de idosos vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, tanto ao nível nacional quanto mundial. A velhice é um fenômeno irreversível, um processo dinâmico e progressivo que envolve modificações bioquímicas, morfológicas, fisiológicas e psicológicas. Com o envelhecimento populacional e as transformações no contexto social aumenta a preocupação com a saúde dos idosos, não só relacionada ao aspecto físico, mas também cognitivo. Objetivo: Analisar a capacidade cognitiva de mulheres idosas participantes de um projeto de ginástica da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - MG. Metodologia: A amostra foi composta por 59 mulheres idosas com idade entre 59 (que completassem 60 anos durante ao tempo de intervenção que estavam sendo submetidas) até 84 anos. Para avaliar a capacidade cognitiva das idosas, foi utilizada a versão brasileira do Montreal Cognitive Assessment (MoCA), que permite identificar comprometimento cognitivo de idosos. Trata-se de um teste de rastreio cognitivo em que a pontuação varia de 0 - menor pontuação, até 30 - pontuação máxima. Escores menores ou igual a 23 são classificados como “Comprometimento Cognitivo Leve (CCL)” e maior ou igual a 24 são classificados como “Normais”. O questionário foi aplicado no Pavilhão de Esportes (PVE) da UFV-MG, por uma única avaliadora. As perguntas eram realizadas, e a avaliada respondia em seu tempo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa (CAAE: 60303716.1.0000.5153). Resultados: Verificou-se que 72,8% das idosas apresentaram CCL, sendo o grupo com idade entre 77-84 anos com maior frequência de CCL (100%). Em uma pontuação total do questionário, a média geral da amostra foi de 19 ± 8 pontos. Conclusão: A maioria das idosas participantes de um projeto de ginástica da UFV apresentaram CCL, sendo o grupo com idade entre 77-84 anos o mais atingido por CCL. Estudos futuros poderão investigar a influência da escolaridade sobre o desempenho cognitivo; influência do comprometimento cognitivo nas atividades básicas da vida diária; a relação entre sintomas depressivos e comprometimento cognitivo; a relação entre atividade física e desempenho cognitivo; e a associação entre comprometimento cognitivo e comportamento sedentário. Ressalta-se também a importância da inclusão de atividades que possam estimular o domínio cognitivo das idosas.
Palavras-chave envelhecimento, atividade física, cognição
Forma de apresentação..... Painel
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