Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8633

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia de Produção
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Carlos Augusto Alves de Sousa Júnior
Orientador DANIELLE DIAS SANT ANNA MARTINS
Outros membros Marcelo Feijó Martins, Mateus Rabelo Horta, Nina Junqueira Ferracioli, Paulo Borges Freitas Neto, Rafaela Maehara Said dos Reis
Título A inclusão digital promovendo a cidadania
Resumo A Educação, como propiciadora de desenvolvimento de pessoas, sociedades e culturas, envolve, no seu processo institucionalizado a nível escolar, o professor, o aluno e a comunidade-escola. Por educação estamos tratando do ato de educar; orientar; acompanhar; nortear; mas também o de trazer de “dentro para fora” as potencialidades do indivíduo. Nos dias atuais, a importância da informática na vida das pessoas assumiu uma dimensão de grande vulto. Ela proporciona o acesso rápido à informação, é um meio eficiente de comunicação, possibilita o ensino e a pesquisa, e consequentemente a aprendizagem, auxilia em rotinas de trabalho, é uma opção de entretenimento, além, é claro, de levar mais comodidade e facilidade ao cotidiano das pessoas. Portanto, sua utilização abrange um leque variado de situações e envolve diferentes públicos. Nesse contexto, o projeto em questão, que já se encontra em andamento desde 2007, visa possibilitar a cidadãos da comunidade carente de Viçosa (MG), que não dominam a informática, a oportunidade de aprenderem algumas ferramentas disponíveis no computador, proporcionando um aumento na auto-estima, além de crescimento pessoal. Especificamente, pretende-se apresentar aos participantes do projeto as partes que compõem o PC, conceitos básicos de informática, gerenciamento de arquivos, edição de texto, navegadores e correios eletrônicos, e o uso de programas recreativos, contribuindo assim para o exercício da cidadania. No primeiro semestre de 2017, foram criadas seis turmas, compostas por oito alunos cada. Para essas turmas, foi feita uma reformulação das apostilas e exercícios de nível básico de informática. Além disso, no primeiro e no último mês, os monitores preencheram também um questionário de perfil individual para verificar a evolução da aprendizagem do aluno durante o período. Os dados obtidos com a aplicação dos questionários foram analisados através do tratamento com ferramentas estatísticas. Ao final do semestre, foi realizada uma cerimônia para a entrega dos certificados aos alunos que participaram do curso e obtiveram aprendizado satisfatório (cerca de 60% de aprovação). Este projeto conta ainda com a parceria da Paróquia de Santa Rita de Cássia do município de Viçosa, que fornece toda a infra-estrutura de instalações, mobiliário e equipamentos de informática necessários.
Palavras-chave Informática, ensino, educação
Forma de apresentação..... Painel
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