Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8631

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Antônio Júlio Gonçalves
Orientador Paula Cristiane Trindade
Título Interface entre educação e diversidade religiosa: um estudo de caso na EFA Serra do Brigadeiro
Resumo O objetivo deste estudo foi relatar as experiências de ensino-aprendizagem ligados a diversidade cultural na escola família agrícola Serra do Brigadeiro - EFA, Ervália, MG.
Neste estudo utilizou-se métodos da pesquisa qualitativa, fundamentou-se na análise bibliográfica, subsidiada por leis educacionais, livros e revistas, cadernos pedagógicos e na prática pedagógica durante a disciplina de Ensino religioso e de Educação física na EFA Serra do Brigadeiro.

Ao discorrer a história do Ensino Religioso no cenário brasileiro, a Lei nº 9.475/97, trata este componente curricular como parte obrigatória dos currículos das escolas oficiais do Ensino Fundamental do Brasil. A Lei 10.639/2003 de diretrizes e bases da educação proporcionou a garantia de um ensino adequado ao contexto sócio cultural da criança e do adolescente. E a Lei 11.645/2008 que estabelece obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena na educação brasileira.

Com a finalidade de cumprir estas legislações, em 2012 foi proposto aos alunos trabalhar a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Educação religiosa e Educação física. No referido ano , nas turmas de 7º a 9º série de ensino fundamental da EFA Serra do Brigadeiro foram incorporado aos planos de ensino trabalhos de educação física e expressões corporais de etnias diversas. Foi levado em consideração a faixa etária dos estudantes e o estilo de vida dos adolescentes da atualidade.

Foi trabalhado as expressões corporais ligadas a ritmos culturais na disciplina de educação física do ensino fundamental nas turmas do 6º ao 9º ano, alternados com outras atividades das disciplinas, repassando aos estudantes os conceitos teóricos, contexto em que surgiram estes ritmos até aos passos de danças do samba e forró.
Nos anos letivos de 2013, 2014 e 2015 trabalhou-se com ênfase nas culturas de etnias afrodescendentes. Foi apresentado aos alunos os conceitos, importância, contexto de surgimento, as expressões corporais e os ritmos das danças com pessoas de referência regional no assunto, danças conhecidas popularmente como Caboclo, Congado, Maracatu, Cavalo Marinho. Era apresentado a história da dança, através de oficinas e círculos de culturas realizadas com os alunos da EFA.

A experiência do monitor destas disciplinas com o movimento de valorização da cultura negra através do Fórum mineiro de entidades negras (FOMENE) e do Fórum Permanente pela Igualdade Racial (FOPPIR) possibilitou trabalhar com os alunos a orientação da diversidade religiosa como um conceito de identidade.

Concluímos que a interdisciplinaridade das disciplinas de ensino religioso e educação física com a diversificação cultural, através da participação de pessoas ligadas a região, e utilização de instrumentos pedagógicos e o próprio círculo de cultura desenvolvido foram instrumentos eficazes utilizados de forma eficiente no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave Interdisciplinaridade;, Ensino Religioso, Educação Básica
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.