Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8626

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Janaina Aparecida Leite Duarte
Orientador GLAUCE DIAS DA COSTA
Outros membros Ariadne Barbosa do Nascimento Einloft, Cintia Pereira Donateli, Irene da Silva Araújo Gonçalves, ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Título Vigilância em saúde na perspectiva dos gestores dos municípios pólo da Zona da Mata mineira: uma abordagem qualitativa.
Resumo Introdução: A vigilância em saúde constitui-se como um importante processo de reorganização das práticas de atenção e promoção de saúde e das ações e mecanismos de prevenção de doenças, cura e reabilitação. Para a efetividade destas ações, as políticas públicas de saúde são fundamentais, sendo que dentre as etapas necessárias ao seu desenvolvimento está a avaliação que possibilita o feed-back dos programas que estão em execução. Objetivo: Analisar, sob a ótica dos gestores da vigilância em saúde, o processo de reorganização da vigilância em saúde nos sete municípios pólo da Zona da Mata mineira. Metodologia: Trata-se de um estudo de avaliação, exploratório-descritivo e de caráter qualitativo. O universo da pesquisa dispõe dos sete municípios pólo da Zona da Mata mineira, sendo eles: Manhuaçu, Cataguases, Muriaé, Ponte Nova, Viçosa, Juiz de Fora e Ubá. Os sujeitos em análise foram sete coordenadores de vigilância em saúde da região em questão, esses responderam a um questionário semiestruturado, com questões elaboradas a fim de identificar as subdimensões de análise e avaliar as práticas da vigilância em saúde com base na Tríade de Donabedian, estrutura, processo e resultado. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Os dados foram apreciados através da análise de cluster utilizando o software NVivo 11. O método adotado foi a análise de agrupamento hierárquico divisivo. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa. Resultados: Observou-se a formação de dois conglomerados, quatro agrupamentos e sete classes. O primeiro conglomerado se remete, primariamente, a grande epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya ocorrida na região e o processo de avaliação e execução das ações promovidas pelas vigilâncias. A avaliação é quantitativa, realizada quadrimestralmente, e considerada falha na opinião dos entrevistados. Já o segundo conglomerado ressalta a responsabilidade dos coordenadores, que destacam falha na descontinuidade das ações. Outro aspecto abordado foi o perfil profissional, sem qualificação e quantitativo suficiente. Enfatizam o processo de licitação como burocrático e ineficiente e a necessidade de integração de todas as vigilâncias. Em relação a Estrutura, destaca-se a infraestrutura como uma limitação, assim como a insuficiência de veículos. Portanto, os desafios mais presentes foram o processo de integração das vigilâncias, a descontinuidade das ações e a avaliação, bem como a infraestrutura, a qualificação dos profissionais, a escassez dos recursos materiais e humanos para o desenvolvimento das ações preventivas. Conclusão: Pode-se concluir que a reorganização das vigilâncias em saúde na zona da mata mineira se torna primordial para que ações de prevenção das doenças e promoção da saúde aconteçam de forma eficiente e eficaz e constitui-se em um campo de prioridade das politicas de saúde do país.
Palavras-chave Vigilância em saúde, avaliação em saúde, integralidade em saúde
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.