Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8620

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Nayara Macêdo de Lima Jardim
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Título Ações pedagógicas desenvolvidas pelos docentes universitários frente ao “novo” perfil de estudantes que ingressam no ensino superior
Resumo O presente trabalho teve como objetivo mapear as produções acadêmicas e científicas que tratam das ações pedagógicas que os docentes universitários constroem/desenvolvem frente ao “novo” perfil de estudantes que ingressam no ensino superior. Esse mapeamento pode ser considerado como uma pesquisa do tipo “estado da arte” ou “estado do conhecimento”. Realizamos uma busca das produções acadêmicas no período de 2010 a 2015. Para a construção do mapeamento tomou-se como base o portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Portal de periódicos da Scientific Electronic Library Online (Scielo). Foram selecionados quatro descritores: docente do ensino superior, professor do ensino superior, docente universitário, e professor universitário. Encontramos um total de 31 trabalhos, a partir do qual realizamos uma leitura dos títulos e eliminados da análise os trabalhos que não tratavam especificamente do professor do ensino superior, mas que por algum motivo apareceram nos resultados da busca. Após esse refinamento sobrou um total de 27 trabalhos para serem analisados, sendo 18 Teses e Dissertações do banco da Capes e 9 artigos das diferentes revistas que fazem parte do banco da Scielo. Com a leitura criteriosa e análise dos resumos foram elencadas as categorias centrais e subcategorias das publicações. Constatamos que 29% dos trabalhos encontrados abordaram a questão da Formação do Docente Universitário, 23% trataram da Prática Pedagógica, 12% do Trabalho Docente, 18% da Identidade Docente, 9% da Profissão Docente, 6% do Desempenho Docente, e 3% de Professores Novatos. A partir do mapeamento realizado identificamos que a temática “ações pedagógicas de docentes universitários frente a novos perfis de estudantes de ensino superior” não foi o foco central de nenhum dos trabalhos disponibilizados no banco de teses e dissertações da Capes e do banco de periódicos da Scielo, no período analisado, indicando dessa forma a relevância científica de se realizar trabalhos relacionadas a tal temática.
Palavras-chave Docente Universitário, perfil estudantil, ações pedagógicas
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,67 segundos.