Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8613

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde Coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Willians Guilherme dos Santos
Orientador MARA RUBIA MACIEL CARDOSO
Outros membros Ana Clara Martins da Silveira, Barbara Xavier Santos, Maria Carmelita Corrêa Paes Barreto, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR, Silas Teixeira de Souza
Título A puericultura na Estratégia de Saúde da Família do Santa Clara em Viçosa (MG): o acompanhamento logitudinal da criança e do adolescente
Resumo Introdução: Emerge na Estratégia Saúde da Família o papel fundamental da promoção e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento integral da criança, ao qual se efetiva através da puericultura. A puericultura é definida como um conjunto de noções e regras que visam assegurar o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança por meio de um acompanhamento longitudinal. Assim, desde 2016 ocorre o projeto “A implantação da puericultura na Estratégia de Saúde da Família do bairro Santa Clara em Viçosa, Minas Gerais-MG”. Objetivo: Apresentar as atividades desenvolvidas e os resultados neste projeto. Descrição: Em 2016, as atividades do projeto se concentraram no levantamento do público alvo, na sensibilização da equipe de saúde sobre a importância da puericultura, na estruturação e preparo da sala de consulta voltado à criança e na realização das consultas e visita domiciliares. Entre outubro de 2016 e julho de 2017, foram realizadas em torno de 150 consultas de puericultura. Os atendimentos são realizados em dois dias da semana, para cada dia são agendadas 3 crianças ou adolescentes. Cada consulta tem duração média 50 minutos, realizando-se a avaliação completa do indivíduo. Além disso, a equipe do projeto realizou cerca de 15 visitas domiciliares e atividades de promoção da saúde na escola do bairro. Resultados: Entre os desfechos das consultas, estão as prescrições das intervenções de enfermagem, como orientações sobre vacinação, desenvolvimento neuropsicomotor, alimentação, hidratação, higiene, sono, vida escolar e identificar sinais de violência doméstica. Diante dos quadros patológicos identificados pelo exame físico, solicita-se exames complementares e, quando necessário, encaminha-se para atendimento médico. Quanto às visitas domiciliares, à medida que identificamos problemas de saúde in loco, implementamos ações de promoção da saúde e de enfermagem condizentes com a realidade da família, uma vez que nos é dado a possibilidade de identificar os determinantes de saúde adstrita à criança ou adolescente. Entre as atividades de promoção da saúde na escola, destaca-se a visita guiada das crianças à unidade de saúde do bairro e a de combate à Dengue, Zika e Chikungunya Vírus, aos quais desenvolveram-se numa perspectiva participativa da direção da escola, dos profissionais da unidade e da equipe do projeto, fortalecendo as redes de apoio à saúde na comunidade. Está em fase de implementação de metodologias avaliativas das atividades desenvolvidas pela equipe do projeto. Conclusão: As ações de promoção, prevenção e tratamento na saúde da criança e do adolescente por meio da puericultura no bairro Santa Clara tem possibilitado a identificação precoce das doenças e agravos que possam colocar em risco à vida da criança ou do adolescente, bem como tem permitido um acompanhamento longitudinal desses indivíduos.
Palavras-chave Enfermagem, Saúde da Criança, Puericultura
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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