Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8609

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Flávia Rodrigues de Souza
Orientador ANA MARIA FERREIRA BARCELOS
Outros membros Luísa Cavaliére Talma Reis
Título Fatores que mais contribuem para a aprendizagem da língua segundo crenças de estudantes de Português como Língua Estrangeira
Resumo O ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE) no Brasil tem se expandido significativamente com o estabelecimento de convênios entre instituições de ensino brasileiras e estrangeiras. Vários estudos tem sido publicados a este respeito (Almeida Filho, 1993, 2007), confirmando o interesse crescente por essa área de pesquisa. Entretanto, o processo de aprendizagem dessa língua no contexto de imersão cultural ainda carece de mais estudos. Neste estudo, objetivou-se investigar fatores que mais têm colaborado para a aprendizagem de PLE segundo a opinião de estudantes de graduação estrangeiros cursando uma disciplina de Português como Língua Estrangeira (PLE) na Universidade Federal de Viçosa – UFV. Participaram desta pesquisa 15 estudantes, que responderam a um questionário anônimo, sobre ensino-aprendizagem de PLE. Os resultados sugeriram alguns fatores que influenciaram a aprendizagem dos alunos neste contexto de imersão, tais como: as experiências sociais, a interação com brasileiros (na rua, em casa e nas aulas) e com os próprios colegas estrangeiros em sala de aula e a necessidade de falar em português. Além desses fatores, os alunos também sugeriram estratégias de estudo, como ler jornais, ouvir música, ver TV e estudar pela internet. Entre os obstáculos para praticar a língua no contexto, pode-se citar a tentativa de praticar a conversação na língua inglesa, ao invés de PLE. Como fatores que facilitam a aprendizagem, está a participação nas aulas regulares para a correção de estruturas linguísticas, aquisição de vocabulário e regras gramaticais e para esclarecimento de aspectos da língua obtidos na prática de imersão cultural. As opiniões e crenças destacadas pelos participantes neste estudo dão suporte para o incentivo à aprendizagem autônoma, haja vista o reduzido tempo de exposição à língua-alvo nos encontros regulares. Esses resultados trazem implicações para o ensino de PLE na universidade em questão, bem como no Brasil como um todo, gerando reflexões que serão discutidas na apresentação, principalmente em relação ao ensino de PLE em contexto de imersão.
Palavras-chave Aprendizagem de línguas estrangeiras, Crenças, Linguística Aplicada
Forma de apresentação..... Painel
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