Resumo |
Este trabalho apresenta parte dos resultados das atividades desenvolvidas com estudantes do Ensino Médio, realizadas com o intuito de melhorar o aproveitamento dos recursos midiáticos sociais para impulsionar o ensino e aprendizagem de língua inglesa em uma escola estadual, na cidade de Viçosa. Segundo Kenski (2007), “o uso de computadores e das redes não atingiu ainda no Brasil a expressão que possui em países de primeiro mundo” (p. 52), mas as pesquisas revelam que o Facebook, por exemplo, conta com mais de 50 milhões de usuários. Na pesquisa de Alencar, Moura e Bitencourt (2013), observou-se que 38% dos estudantes adolescentes participantes passam mais de 4 horas por dia no Facebook. Costa e Ferreira (2013) inferem em sua pesquisa “que o FACEBOOK é uma ferramenta que pode ser eficaz para conectar professor-aluno e aluno-aluno proporcionando o compartilhamento de conteúdos, melhorando a comunicação entre esses atores melhorando o aprendizado em sala de aula, assim como fora dela” (p. 142). Concordando com esses estudos, realizamos diversas atividades utilizando o Facebook como ferramenta pedagógica. O trabalho contou com a atuação de 7 bolsistas ID (iniciação à docência), em conjunto com a professora/supervisora responsável pelos segundos e terceiros anos da escola e com a coordenadora do PIBID Letras-Inglês. Para a realização das atividades, cada bolsista ficou responsável por coordenar e orientar duas turmas em âmbitos presencial e virtual. Nos segundos anos, uma das atividades foi relacionada a um vídeo que discute a questão do vício no celular e em tecnologias em geral. Nesta atividade, os alunos precisaram assistir o vídeo e comentarem em inglês como este vício afeta a nossa sociedade atualmente. Nos terceiros anos, os alunos foram instruídos a fazer um vídeo falando em inglês sobre assuntos polêmicos que foram discutidos em sala de aula como bullying, preconceito, solidariedade entre outros. Como a maioria dos alunos dessa escola possuía celular e computador, a atividade foi facilmente desenvolvida e, para aqueles que não possuíam, foi disponibilizada o laboratório de informática da escola, com o intuito de que esses alunos também pudessem realizar as tarefas com a ajuda dos bolsistas ID. Como resultados parciais, percebemos uma maior aproximação dos alunos com a professora e os bolsistas ID e uma mudança significativa na forma de ensino e aprendizagem. Observamos, também, o estreitamento de laços entre os estudantes participantes, como também, maior uso do inglês, uma vez que esta foi uma oportunidade para a criação de um espaço que propicia questionamentos e reflexões críticas sobre a sociedade contemporânea em conjunto com o estudo da língua inglesa. |