Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8595

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Mariane Souza Pena
Orientador HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO
Outros membros Beatriz Gomes Reis, Elaine Lana da Silva, Lázaro Elias Rodrigues de Amorim, Naiara Cristina Reis
Título O uso das redes sociais como instrumento de mediação no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
Resumo Este trabalho apresenta parte dos resultados das atividades desenvolvidas com estudantes do Ensino Médio, realizadas com o intuito de melhorar o aproveitamento dos recursos midiáticos sociais para impulsionar o ensino e aprendizagem de língua inglesa em uma escola estadual, na cidade de Viçosa. Segundo Kenski (2007), “o uso de computadores e das redes não atingiu ainda no Brasil a expressão que possui em países de primeiro mundo” (p. 52), mas as pesquisas revelam que o Facebook, por exemplo, conta com mais de 50 milhões de usuários. Na pesquisa de Alencar, Moura e Bitencourt (2013), observou-se que 38% dos estudantes adolescentes participantes passam mais de 4 horas por dia no Facebook. Costa e Ferreira (2013) inferem em sua pesquisa “que o FACEBOOK é uma ferramenta que pode ser eficaz para conectar professor-aluno e aluno-aluno proporcionando o compartilhamento de conteúdos, melhorando a comunicação entre esses atores melhorando o aprendizado em sala de aula, assim como fora dela” (p. 142). Concordando com esses estudos, realizamos diversas atividades utilizando o Facebook como ferramenta pedagógica. O trabalho contou com a atuação de 7 bolsistas ID (iniciação à docência), em conjunto com a professora/supervisora responsável pelos segundos e terceiros anos da escola e com a coordenadora do PIBID Letras-Inglês. Para a realização das atividades, cada bolsista ficou responsável por coordenar e orientar duas turmas em âmbitos presencial e virtual. Nos segundos anos, uma das atividades foi relacionada a um vídeo que discute a questão do vício no celular e em tecnologias em geral. Nesta atividade, os alunos precisaram assistir o vídeo e comentarem em inglês como este vício afeta a nossa sociedade atualmente. Nos terceiros anos, os alunos foram instruídos a fazer um vídeo falando em inglês sobre assuntos polêmicos que foram discutidos em sala de aula como bullying, preconceito, solidariedade entre outros. Como a maioria dos alunos dessa escola possuía celular e computador, a atividade foi facilmente desenvolvida e, para aqueles que não possuíam, foi disponibilizada o laboratório de informática da escola, com o intuito de que esses alunos também pudessem realizar as tarefas com a ajuda dos bolsistas ID. Como resultados parciais, percebemos uma maior aproximação dos alunos com a professora e os bolsistas ID e uma mudança significativa na forma de ensino e aprendizagem. Observamos, também, o estreitamento de laços entre os estudantes participantes, como também, maior uso do inglês, uma vez que esta foi uma oportunidade para a criação de um espaço que propicia questionamentos e reflexões críticas sobre a sociedade contemporânea em conjunto com o estudo da língua inglesa.
Palavras-chave Novas tecnologias, ensino de inglês, PIBID.
Forma de apresentação..... Painel
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