Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8575

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Letras
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tânia Lázaro Martins
Orientador HILDA SIMONE HENRIQUES COELHO
Outros membros Bunny Coelho Oliveira, Mauro Sérgio Dias, Sandra Vitória Crescencio da Cunha
Título O Ensino de Inglês para Crianças Através da Música
Resumo Este trabalho traz o relato de parte das experiências do evento “(Re)Construindo o Mundo do ‘Faz de Conta’”, desenvolvido por estudantes do curso de Letras da Universidade Federal de Viçosa (habilitação Português/Inglês), matriculados na disciplina de Prática de Ensino de Inglês II, no primeiro semestre de 2017. Foram realizadas quatro oficinas voltadas para o ensino de Inglês de crianças em fase pré-escolar e do Fundamental I: Teatro, Música, Jogos e Contação de Histórias. O público-alvo foi composto por estudantes da graduação ou da pós graduação dos cursos de Letras, Pedagogia e Educação Infantil, bem como professores já atuantes em escolas e cursos de idiomas em Viçosa e região. Abordaremos, especificamente, a oficina “O Ensino de Inglês para Crianças Através da Música”, na qual buscamos apresentar estratégias eficazes e instigar a autonomia dos participantes. A importância de tais atividades se pauta na necessidade de compartilhar conhecimentos e buscar ferramentas de transformação para o ensino, sendo o lúdico, nesse contexto, parte vital do processo de ensino e aprendizagem. Durante a oficina, os estudantes apresentaram conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso e avaliados como possíveis estratégias no ensino de Inglês para crianças. Essas ferramentas foram apresentadas em conjunto com as canções escolhidas, as quais possuem linguagem simples e são voltadas para o público infantil. Ou seja, apresentamos, primeiramente, a atividade mais prática de cantar e conhecer a canção e, após isso, comentários pertinentes com relação à atividade. Ademais, grande parte da oficina foi ministrada em português, com exceção dos momentos mais propriamente práticos, nos quais os participantes eram convidados a envolver-se ativamente. Uma atividade para o exercício da autonomia enquanto professores de Inglês foi proposta: criar uma canção de linguagem simples em inglês. Tal atividade baseou-se em uma canção sobre opostos retirada do YouTube. A partir disso, os participantes foram convidados a realizar a atividade de maneira criativa, repetindo o tema ou escolhendo um outro, até mesmo modificando o ritmo da canção. Todos os grupos escolheram “opostos” e apresentaram suas canções com gestos e linguagem corporal. Algumas mais “enérgicas”, outras mais “calmas”, onde pudemos fazer um paralelo sobre a atmosfera de nossa oficina que se transformou de acordo com as canções. Por fim, uma discussão acerca do que foi trabalhado na oficina foi proposta e trouxe reflexões proveitosas para todos os envolvidos. A oficina foi um momento de aprendizado, além de proporcionar uma interação descontraída entre os participantes. A escolha do material observou uma alternativa ao “lugar-comum”, trazendo canções não tão conhecidas e objetivando o crescimento e a autonomia dos envolvidos. Além da produção de um painel-ilustrativo com os temas das canções e um panfleto-orientador da oficina, os materiais foram disponibilizados em nuvem para posterior acesso dos participantes.
Palavras-chave Inglês para Crianças, Inglês com Música, Oficina de Ensino de Inglês
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.