Resumo |
A linguagem é uma das principais formas de mediação na sociedade, possibilitando a interação e materializando as formas como o sujeito se identifica e representa o mundo que o rodeia. Isso leva a pensá-la enquanto discurso e, portanto, como uma prática social historicamente situada em que os sentidos são definidos a partir dos envolvidos e do contexto de produção. Dessa maneira, é impossível negar o caráter da linguagem como construtora dos sistemas de conhecimento e crença, das identidades e das relações sociais. Acrescenta-se a isso o entendimento de que a relação entre a linguagem e as estruturas sociais não é unilateral, mas dialética, já que o discurso ao mesmo tempo em que constrói o social também é construído por ele. Considerando, então, que o uso da linguagem cria representações da realidade segundo as condições do processo enunciativo, o presente trabalho promove uma investigação de como ocorre a construção da identidade do estudante na comunidade discursiva do CAp-COLUNI. Para tal, tomamos como corpus um conjunto de fotografias e suas legendas, produzidas pelos alunos no ano de 2015, como resposta à pergunta: “O que é ser estudante no CAp-COLUNI?”. Como aparato teórico, foi utilizada a Análise Crítica do Discurso, Fairclough (1992) e o conceito de discurso de Foucault (1969). Seguindo proposta metodológica de Fairclough, foi feita uma análise tridimensional, que considerou três dimensões: a textual, a discursiva e a social. A abordagem das fotos e legendas partiu inicialmente da determinação das estruturas linguísticas relevantes para a identificação do estudante e, em seguida, contextualizaram-se esses usos linguísticos no seu contexto de produção a fim de se pensar como os textos afetam ou refletem as práticas sociais de identificação dos alunos. Além disso, seguindo o proposto por Michel Foucault, o CAp-COLUNI define-se como uma instituição e, assim, como uma instância produtora de discursos que atuam na construção dos sentidos e dos sujeitos que a integram. Os resultados sinalizam grande influência dos discursos próprios da comunidade universitária no processo de identificação dos estudantes. Em adição a isso, observou-se uma influência dos anos, no caso 1º, 2º e 3º, no modo de identificação dos sujeitos, enquanto parte constituinte do colégio, sendo que tal análise pode, mesmo com as singularidades de uma comunidade diferenciada, ser verídica também em um contexto mais amplo, o que abre espaço para novos questionamentos e pesquisas. |