Resumo |
Reconhecendo a emergente discussão acerca dos Direitos Humanos, esta pesquisa se insere no contexto socio-histórico vigente como uma iniciativa de enquadrá-los no âmbito escolar. A constante dissolução de paradigmas e ampliação das noções de diferença, igualdade e diversidade se confrontam com um sistema educacional engessado em formas tradicionais de ensino que não abrangem o caráter mutável do pensamento e das relações sociais. Tendo isso em vista, destaca-se a presente contradição quanto ao papel funcional da instituição escola: de um lado, a escola funciona como ferramenta de moralização e dominação dos indivíduos constituintes de uma sociedade, instrumentalizando o conhecimento, segundo normas pré-definidas pelos interesses dos dominantes, como expressão de sua potencial violência simbólica; no outro polo, a mesma instituição pode seguir o viés da emancipação dos indivíduos enquanto formadora de sujeitos sociais, que tenham consciência do pleno exercício de sua cidadania. Nesta perspectiva, a educação em direitos humanos oferece o alicerce para a construção de agentes autônomos capazes de subverterem as concepções negligentes consolidadas e de se apresentarem como corpo crítico e fiscalizador das violações aos seus direitos. Buscando compreender esta problemática diante das circunstâncias vivenciadas no CAp-COLUNI, este trabalho constitui uma linha de análise contínua à pesquisa Educação em direitos humanos: discussão e configuração no Colégio de Aplicação COLUNI (UFV), desenvolvida pela mesma autora como PIBIC-EM/CNPq no período de Agosto 2015-Agosto 2016. A partir de referências teóricas selecionadas e interpretadas – como Boaventura de Sousa Santos, Pierre Bourdieu, Habermas, Judith Butler, entre outros –, objetiva-se organizar dados qualitativos e estatísticos que possibilitem analisar a influência dessa reprodutibilidade dominante acerca do entendimento dos direitos humanos por parte dos membros integrantes do colégio citado. Para tal, utilizou-se como método prático de avaliação (mapeamento de variáveis) a aplicação de questionários pré-testes aos estudantes, docentes, servidores e técnico-administrativos. Os resultados obtidos contribuem para reflexões dentro da própria dinâmica institucional tanto em sua estrutura de organização – como os diferentes pontos de vistas dos questionados se articulam de acordo com o cargo que ocupam -, quanto nas abordagens em sala de aula que envolvam a discussão de questões relacionadas aos direitos humanos e a experiência dialética dos aspectos que se estendem à democratização do ensino. |