Do Lógico ao Abstrato: A Ciência no Cotidiano

23 a 28 de outubro de 2017

Trabalho 8561

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Arquitetura e Urbanismo
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Wallace Roberto Silva Dornelas
Orientador DENISE MONACO DOS SANTOS
Título Processos digitais de projeto: o uso do software Rhinoceros e Grasshopper aliados a plug-ins de análise da Space Syntax
Resumo Atualmente, entre os mecanismos de atuação na área de Arquitetura e Urbanismo por meio de ferramentas computacionais, insere-se o uso de meios digitais voltados para projeto, avaliação e construção de objetos de escalas variadas. O objetivo geral da pesquisa é estudar processos digitais de projeto, sendo integrada ao desenvolvimento do Projeto JAM! – Diálogos Emergentes e Processos Digitais de Projeto (processo FAPEMIG TEC-APQ-00924-15), que engloba a colaboração entre equipes de pesquisadores de três cursos de arquitetura e urbanismo do país: da Universidade Federal de Viçosa, da Universidade de São Paulo – São Carlos, e da Universidade do Mato Grosso de Sul. Dentre os objetivos específicos da pesquisa, está o estudo de softwares voltados para o desenvolvimento de projetos arquitetônicos e desenho urbano, visando compreender suas funcionalidades e delimitar suas aplicações e potencialidades. A metodologia utilizada envolveu uma breve revisão bibliográfica e a apuração dos softwares e plug-ins promissores para a pesquisa. O software de modelagem digital Rhincoeros, associado a seu plug-in de linguagem paramétrica e algorítmica, o Grasshopper, revelou-se como uma expressiva ferramenta para concepção e modelagem de volumetrias complexas, além de análises das mais diversas naturezas, tais como estruturais, bioclimáticas e sociais. Na primeira etapa da pesquisa, o foco do trabalho foi entender o funcionamento do Grasshopper, estudando scripts de manipulação da forma e modificação de geometrias espaciais, de forma paramétrica. Foi um trabalho de instrumentalização essencial para que houvesse avanço posterior, pois construiu um conhecimento crítico sobre o plug-in e seus componentes, com criação de repertório e bagagem para experimentações. Uma vez que parte do Projeto JAM! envolve uma intervenção em espaço urbano, a ser realizada no bairro do Laranjal, em Viçosa - MG, estudamos as teorias do Space Syntax, concebidas por Hillier e Hanson (1970-1980), como método de auxílio para avaliar os impactos dessa atuação. Portanto, dedicamo-nos à compreensão de plug-ins adicionais ao próprio Grasshopper, que tivessem aplicações mais específicas, a exemplo do Rabbit, que trabalha com geração de formas complexas baseadas em fenômenos naturais; do SpiderWeb, que foca na integração de grafos e teorias embasadas em grafos, como a Space Syntax; e do Syntact e do DeCoding Spaces, dois plug-ins voltados para a análise espacial através das teorias da Space Syntax. Finalmente, o estudo progrediu para a coleta de informações geolocalizadas, através de atributos gerados por programas de SIG (Sistema de Informação Geográfica) que, insertas no Grasshopper, tornam possível unir a volumetria da modelagem às informações apuradas e analisadas sobre o local de projeto, de forma a ampliar os alcances instrumentais de nossa pesquisa.
Palavras-chave Processos digitais de projeto, grasshopper, space syntax
Forma de apresentação..... Oral
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